Upcycling: conheça esse novo conceito de moda

A novidade chega para mostrar uma forma diferente de fazer e usar as peças

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 07 de dezembro de 2021 às 15:17
Upcycling: conheça esse novo conceito de moda

O primeiro ponto que vamos te contar sobre upcycling é que não é uma tendência de moda, mas uma forma diferente tanto de fazê-la quanto de consumi-la. Essa é uma técnica que foca no aproveitamento de tecidos, peças, aviamentos e tudo o que pode ser considerado “lixo”.

Assim, camisetas, calças, vestidos e muitas outras peças passam por uma adaptação e readaptação natural. E isso se torna bem diferente da reciclagem, embora muita gente ainda faça essa confusão.

Vamos juntos conhecer essa nova forma de fazer e consumir moda, bem como seus benefícios?

O que é o upcycling? 

O upcycling no mundo da moda consiste em reaproveitar materiais já prontos. Peças de roupas, aviamentos, tecido e tudo o mais que é considerado “resto” passa a ser usado para produzir novas roupas. 

Mas ao contrário do que muita gente pensa, não é o mesmo que reciclar. E mais: as peças e materiais conseguidos através do upcycling podem, sim, se tornar peças luxuosas e serem vendidas por marcas famosas.

Quer dois exemplos do que acabamos de falar? A marca Miu Miu lançou um upcycling exclusivo com mais de 80 vestidos, encontrados em lojas famosas ao redor do mundo, que foram transformados em peças exclusivas por meio dessa técnica.

Já a famosa Louis Vuitton fez uma coleção completa usando tecidos reaproveitados de coleções anteriores. Isso aconteceu em 2020 e o resultado foram lenços, colares e acessórios de cabelo exclusivos.

Quando surgiu o upcycling?

Não se sabe ao certo quando o upcycling surgiu no mundo da moda. Afinal, quem nunca reaproveitou alguma peça ou tecido para fazer outras? O fato é que essa ideia tem crescido muito na última década e chamado a atenção da indústria da moda. Esse interesse veio acompanhado do aumento de pessoas interessadas em sustentabilidade. 

Só para se ter ideia da repercussão que o upcycling tem atualmente, o YouTube está cheio de tutoriais ensinando a reaproveitar peças. Alguns desses vídeos têm milhões de visualizações. Em outras mídias sociais, como o Instagram e o Tik Tok, a hashtag upcycledcloting soma mais de 52 milhões de visualizações. É muita coisa, não é?

Qual a diferença entre upcycling e reciclagem?

Engana-se quem pensa que são o mesmo. Reciclar envolve uso de processos químicos e até de máquinas para transformar os “restos” em algo novo. Enquanto isso, o que o upcycling faz é a adaptação e readequação dos materiais. O processo, por sua vez, é quase sempre manual.

Isso quer dizer que a técnica usa mais da questão criativa para dar um novo propósito ao material. Nesse caso, o tecido não tem contato com qualquer química que possa prejudicar sua qualidade ou alterar sua composição. Na verdade, quem adquire uma peça de roupa que passa pelo processo de upcycling acaba adquirindo um item de qualidade igual ou até melhor que um produto com materiais novos.

Por que fazer upcycling?

A ideia do upcycling começou de forma muito tímida, mas hoje consegue ter um olhar muito mais amplo. Com o passar dos anos e o aumento da preocupação com o meio ambiente, o consumo consciente veio para todas as áreas, inclusive a moda.

Hoje, a visão do upcycling está muito mais ampliada tanto por parte das empresas como pelos consumidores em geral. O potencial de conscientização e remodelação da indústria já está tomando forma e conquista cada vez mais espaço.

Ou seja, trabalhar com upcycling e consumir peças produzidas a partir dessa técnica traz ótimas possibilidades de reflexão. Moda também é comunicação, consciência e sustentabilidade. Quem vê essa indústria apenas como consumo precisa rever a visão que tem desse universo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook