USF Aponiã será campo de pesquisa para avaliar eficácia do autoteste de covid
O estudo será realizado pelo CEPEM e organização internacional sem fins lucrativos PATH
Objetivo é ampliar o acesso dos autotestes aos usuários pela rede básica de saúde
A Unidade de Saúde da Família (USF) Aponiã será campo de uma pesquisa que busca entender o impacto do autoteste de covid-19 entre indivíduos que tiveram contato com um caso positivo. O estudo será realizado pelo Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (CEPEM) e organização internacional sem fins lucrativos PATH, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Os técnicos pesquisadores vão atuar dentro da unidade de saúde Aponiã na captação dos participantes. Pacientes que atenderem os critérios da pesquisa, serão recrutados e seus contatos próximos e ou familiares convidados a participar do monitoramento. O objetivo é avaliar a eficácia do autoteste e sua possível implantação nas unidades de saúde.
O médico, especialista em doenças tropicais, doutor em pesquisa clínica em doenças infecciosas, Dhelio Pereira, explica que o objetivo é ampliar o acesso dos autotestes aos usuários do SUS pela rede básica de saúde.
"O rastreamento de contatos com autotestes tem o potencial de monitorar populações de risco, identificar indivíduos que testaram positivo e garantir que eles recebam o tratamento necessário”, diz o Dhelio Pereira, investigador principal da pesquisa.
De acordo com a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, a escolha da USF Aponiã levou em consideração a grande demanda na unidade por teste de covid-19, além da sua localização ser próxima de bairros populosos.
"O Aponiã é unidade de referência no atendimento da covid-19 e tem atendido cada dia mais pacientes. É um vasto campo de pesquisa com muita demanda, o que pode ajudar no trabalho dos pesquisadores", declarou a adjunta.
Governador Marcos Rocha paga 13º aos servidores nesta sexta-feira e injeta mais de R$ 320 milhões na economia
O governador Marcos Rocha reforça o compromisso e o respeito do Governo de Rondônia, em manter a folha de pagamento em dia e, inclusive, fortalecer a economia do Estado
MPRO promove em parceria curso de confecção de bioabsorventes em casa de detenção
O curso ocorreu entre os dias 5 e 7 de dezembro na casa de detenção de Pimenta Bueno, oferecido às custodiadas da unidade
Nota Comissão Arns - Contra a extinção da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos
A pronta mobilização reagiu à notícia de que o presidente da CEMDP convocou reunião extraordinária para extinguir o órgão, na próxima quarta-feira (14/12)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook