USF Aponiã será campo de pesquisa para avaliar eficácia do autoteste de covid

O estudo será realizado pelo CEPEM e organização internacional sem fins lucrativos PATH

Luciane Gonçalves Foto: Leandro Morais
Publicada em 08 de dezembro de 2022 às 12:37
USF Aponiã será campo de pesquisa para avaliar eficácia do autoteste de covid

Objetivo é ampliar o acesso dos autotestes aos usuários pela rede básica de saúde

A Unidade de Saúde da Família (USF) Aponiã será campo de uma pesquisa que busca entender o impacto do autoteste de covid-19 entre indivíduos que tiveram contato com um caso positivo. O estudo será realizado pelo Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (CEPEM) e organização internacional sem fins lucrativos PATH, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Publicidade

Publicidade Energisa

Os técnicos pesquisadores vão atuar dentro da unidade de saúde Aponiã na captação dos participantes. Pacientes que atenderem os critérios da pesquisa, serão recrutados e seus contatos próximos e ou familiares convidados a participar do monitoramento. O objetivo é avaliar a eficácia do autoteste e sua possível implantação nas unidades de saúde.

O médico, especialista em doenças tropicais, doutor em pesquisa clínica em doenças infecciosas, Dhelio Pereira, explica que o objetivo é ampliar o acesso dos autotestes aos usuários do SUS pela rede básica de saúde.

"O rastreamento de contatos com autotestes tem o potencial de monitorar populações de risco, identificar indivíduos que testaram positivo e garantir que eles recebam o tratamento necessário”, diz o Dhelio Pereira, investigador principal da pesquisa.

De acordo com a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, a escolha da USF Aponiã levou em consideração a grande demanda na unidade por teste de covid-19, além da sua localização ser próxima de bairros populosos.

"O Aponiã é unidade de referência no atendimento da covid-19 e tem atendido cada dia mais pacientes. É um vasto campo de pesquisa com muita demanda, o que pode ajudar no trabalho dos pesquisadores", declarou a adjunta.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook