Vem aí: Funai divulgará série especial sobre produção indígena em Rondônia
Além dos resultados positivos conquistados nos últimos anos, a série especial mostrará como as atividades produtivas ajudam a melhorar as condições de vida na comunidade, resultando em autonomia e protagonismo
Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgará uma série especial sobre o trabalho de indígenas das etnias Paiter-Suruí e Cinta Larga na produção de café, castanha e cacau em Rondônia. O incentivo ao desenvolvimento sustentável tem sido uma das prioridades da fundação, a fim de levar dignidade às aldeias. Além dos resultados positivos conquistados nos últimos anos, a série especial mostrará como as atividades produtivas ajudam a melhorar as condições de vida na comunidade, resultando em autonomia e protagonismo.
A equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Funai passou uma semana percorrendo a região de Cacoal (RO) para conhecer os personagens envolvidos nas atividades produtivas e captar suas histórias. O conteúdo especial produzido em diferentes formatos será publicado ao longo das próximas semanas no portal da Funai e nas redes sociais da instituição.
A equipe de comunicação da Funai contou com o apoio da Coordenação Regional (CR) da fundação em Cacoal, que auxiliou na preparação da viagem, na logística e no transporte pelo estado. Participaram dos trabalhos o coordenador da CR Cacoal, Sidcley Sotele; o coordenador técnico local Deoclides Pereira e o servidor da Funai Roni Pinheiro.
Café e castanha se destacam na produção indígena
Com o apoio da Funai, a produção de café dos Paiter-Suruí se consolidou com uma das principais atividades produtivas das comunidades indígenas da região. Desde 2018, a produção de café indígena é vendida para o grupo 3Corações, por meio de acordo que prevê o aumento da produtividade com foco na qualidade do café especial sustentável. Atualmente, a cafeicultura é a principal fonte de renda das famílias indígenas em Cacoal.
Indígenas da etnia Cinta Larga trabalham com a produção de castanha do Brasil na Terra Indígena Roosevelt, localizada entre os estados de Rondônia e Mato Grosso. Para realizar a coleta da castanha nos milhares de hectares de castanhais, os Cinta Larga contam com o suporte da Funai para a aquisição de ferramentas, a instalação de maquinário para o beneficiamento da castanha, o transporte da produção e a capacitação dos indígenas.
Confira a série nos nossos canais oficiais:
Em Rondônia, Funai apoia curso de culinária para mulheres indígenas da etnia Wari’
O coordenador regional da Funai ainda destaca a importância da capacitação para as comunidades indígenas, “uma vez que vai servir para ajudar na geração de renda e na diversificação do cardápio familiar
Inscrições para curso de mestrado e doutorado da UFAC exclusivo para candidatos indígenas terminam nesta segunda-feira (20)
O edital do processo seletivo também está disponível no portal da instituição
Arraial Beramadeira terá programação com 11 dias de forró, quadrilha, boi bumbá e gastronomia típica
A ação conta com diversas atrações musicais, desde bandas de forró, sertanejo, MPB, quadrilhas e Bois-Bumbás
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook