Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos que realizam testes de covid-19 em Porto Velho
A notificação compulsória é obrigatória e os resultados devem ser inseridos na plataforma e-SUS
A ação é de suma importância para o controle da propagação do vírus
Os profissionais da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho realizaram uma operação de fiscalização em farmácias, drogarias e laboratórios que realizam testes para detecção da covid-19. O objetivo é orientar sobre a obrigatoriedade de notificação compulsória dos casos positivos e negativos na plataforma e-SUS, do Ministério da Saúde (MS).
A iniciativa faz parte do calendário de atuação da equipe de fiscalização, iniciado no começo do ano. Um trabalho realizado pelos fiscais da Divisão de Vigilância Sanitária (Dvisa) e Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).
Durante a operação, os estabelecimentos que apresentaram irregularidades foram penalizados com multa ou interdição, conforme determina a legislação. Além disso, os profissionais orientaram os estabelecimentos sobre a importância da notificação dos testes de covid-19.
Segundo o gerente da Divisão de Vigilância Sanitária (Dvisa), Ailton Furtado, a ação é de suma importância para o controle da propagação do vírus, uma vez que a falta dos dados de notificações implica diretamente na atuação da rede de saúde na prevenção da doença.
Os profissionais orientaram os estabelecimentos sobre a importância da notificação dos testes de covid-19
“A notificação dos casos de covid-19 é uma obrigação dos estabelecimentos que realizam os testes, seja da rede pública ou privada. A inserção correta dos resultados no sistema permite a adoção de medidas de prevenção e controle de surtos ou pandemia, evitando a disseminação da doença”, explica o gerente.
PREVENÇÃO
A melhor forma de se prevenir contra a covid-19 é a vacina. Em Porto Velho, o imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural. Confira os locais e horários de imunização clicando neste link.
Segundo o Ministério da Saúde, além da estratégia de vacinação, outras medidas preventivas auxiliam na prevenção e controle do coronavírus. A exemplo de: distanciamento físico, etiqueta respiratória, higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfecção de ambientes, isolamento de casos suspeitos e confirmados.
Programa Talentos do Futuro beneficia mais de 2 mil crianças e jovens em 13 modalidades
Durante os treinos, os pais e responsáveis sempre acompanham os alunos
MP e Receita Estadual da SEFIN discutem acordo para facilitar a obtenção de isenção de IPVA para pessoas atípicas
O encontro foi motivado após registro de providências junto à Ouvidoria do MPRO realizado por uma mãe atípica, que também participou da reunião
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de serviços voluntários nas escolas
Candidatos selecionados atuarão no programa “Mãos dadas com a educação” e receberão ajuda de custo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook