Você sabe o que são nutricosméticos e como eles funcionam?
A ingestão de vitaminas, ômegas e proteínas contribuem para a saúde e a beleza do corpo, da pele e das unhas
Talvez você nunca tenha ouvido o termo nutricosmético, mas eles estão mais presentes do que imaginamos nos mercados, perfumarias, farmácias e outros estabelecimentos de beleza e saúde.
Vitaminas, ômegas, proteínas, todos esses produtos podem ter composições variadas que buscam alcançar o mesmo objetivo: promover melhorias na saúde física e resultados estéticos que melhoram a aparência das unhas, dos cabelos e da pele.
Mas, afinal, como identificar um nutricosmético e qual é a diferença entre esses produtos e os cosméticos comuns disponíveis no mercado? A seguir, será possível responder a essas e outras questões.
O que são os nutricosméticos?
A definição de nutricosmético é ampla e não abrange uma única composição ou formato. Pode-se considerar um nutricosmético qualquer produto de consumo via oral que contribua para a melhora da aparência física geral.
Atualmente, o mercado conta com sopas, barras, comprimidos comuns ou mastigáveis que possuem essa função, melhorando a aparência das unhas, do cabelo, da pele, promovendo a perda de peso e outras mudanças estéticas.
Por ter o nome e os objetivos semelhantes ao de um cosmético, é possível que ambos sejam confundidos à primeira vista, mas existem algumas diferenças básicas entre os produtos, como veremos adiante.
Nutricosmético X cosméticos
Como já foi pontuado, os nutricosméticos e os cosméticos possuem objetivos semelhantes na sua produção e expectativas de resultados semelhantes por parte dos clientes. A principal diferença entre os produtos está na sua composição.
Os nutricosméticos são compostos por vitaminas, probióticos, peptídeos e outras substâncias que colaboram para o bom funcionamento do organismo. Enquanto isso, os cosméticos não necessariamente contam com essas substâncias e não precisam ser consumidos apenas via oral.
Quais são as principais composições dos nutricosméticos?
Se o principal atrativo dos nutricosméticos é a sua composição, é importante saber mais sobre as substâncias utilizadas com maior frequência na fabricação desses produtos e quais os resultados que elas pretendem atingir.
Vitaminas
As vitaminas são substâncias populares, que compõem produtos cosméticos e remédios. A mais conhecida delas é a vitamina C, muito utilizada para ajudar no combate à gripe, na firmeza da pele e na reestruturação do sistema imune.
Além dela, existem algumas vitaminas, como a A e B, que contribuem para a regeneração da pele e a prevenção dos sinais de envelhecimento, a vitamina E que contribui para a redução da queda de cabelo e a vitamina H, que melhora a qualidade dos fios e das unhas.
Proteínas e peptídeos
A queratina se popularizou nos últimos anos, ganhando o rótulo de produtos como shampoos, óleos capilares e cremes. Nos dermocosméticos, ela também se mantém presente, auxiliando na qualidade dos cabelos e das unhas.
Outro conhecido da indústria da beleza é o colágeno, que contribui para a sustentação da pele e a hidratação dos tecidos, mantendo uma aparência mais jovem e saudável.
Ômegas
Os ômegas são muito conhecidos pela sua presença em complexos da indústria farmacêutica. Nos dermocosméticos, eles desempenham um papel de auxiliadores na hidratação, na flexibilidade e na sustentação da pele.
Oligoelementos
Nessa categoria, é possível encontrar alguns termos conhecidos, como o zinco e o manganês, que possuem ação antioxidante. Outras substâncias menos populares, como o selênio e o cromo, também aparecem nos nutricosméticos, promovendo melhoras na pele e redução das gorduras.
Probióticos
Essas substâncias contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico e promovem a hidratação da pele, trazendo melhoras significativas para sua aparência a curto e longo prazo.
Como alcançar resultados com os nutricosméticos?
Cada produto possui o seu modo de uso, que deve ser seguido à risca, de acordo com as indicações do fabricante, para atingir os resultados esperados. Além disso, é possível buscar por profissionais da área, capazes de apontar quais são as melhores alternativas do mercado para atingir os resultados desejados.
STF começa a decidir sobre licença de 180 dias para servidor pai solo
Até o momento, placar está em 2 votos a 0 para reconhecer o benefício
STF lança plataforma para ampliar divulgação de dados
Programa Corte Aberta reúne informações em um único ambiente virtual
Ministério da Saúde quer zerar casos de malária no país até 2035
Em 2020, Brasil registrou 145.188 casos da doença que pode matar
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook