Você saber qual é o papel do vereador?

É muito importante também conhecer a biografia do candidato que se lhe apresenta prometendo o reino encantado da fantasia, para não votar em lobo mascarado de cordeiro

Valdemir Caldas
Publicada em 23 de fevereiro de 2024 às 17:28
Você saber qual é o papel do vereador?

Em outubro, teremos eleição para vereador. Muitos são os pretendentes a uma vaga na Câmara Municipal de Porto Velho, mas nem todos estão verdadeiramente preparados para o exercício da função legislativa. O vereador é uma figura emblemática. Sua origem remonta ao Império Romano. Naquela época, cabia ao vereador ou edil, como era chamado, a responsabilidade pela manutenção da ordem pública, a supervisão do comércio, do mercado, das provisões de água e alimentos. Ele também respondia pela regulação do trânsito, entre outras competências.

E, hoje, você sabe qual é o papel do vereador? Nem todos conhecem o trabalho e a importância do vereador para o município. Às vezes, nem o próprio vereador sabe a força que possui, negligenciando o exercício da função conquistada nas urnas. Para alguns, a função do vereador é encher repartições e órgão públicos com parentes, aderentes, amigos e cabos eleitorais, como se vê nos dias de hoje, com as devidas exceções. Não sem motivo as folhas de pagamento aparecem pejadas de comissionados. Em alguns setores, tem gente saindo pelo ladrão.

Eu costume dizer que o vereador é a ponte que liga o povo ao governo. Ele vai à comunidade, ouve suas reinvindicações e as traz para serem discutidas no plenário e, posteriormente, propõe soluções, porém, uma das principais atribuições do vereador é legislar, elaborar e aprovar projetos de lei para serem sancionados pelo chefe do executivo. Também cabe ao vereador fiscalizar os atos do prefeito e seus secretários, discutir e aprovar matérias que envolvam aumento e redução de impostos, autorizar o município a contrair empréstimos junto a instituições bancárias, cassar o mandato do prefeito, entre outros assuntos. É muita responsabilidade para ser delegada a qualquer neófito. Portanto, quando um candidato a vereador pedir o seu voto, antes de responder sim, pergunte-lhe qual é a função do vereador. É muito importante também conhecer a biografia do candidato que se lhe apresenta prometendo o reino encantado da fantasia, para não votar em lobo mascarado de cordeiro.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook