'Você tem direito ao ressarcimento', reforça Dr. Breno Mendes após apagão em RO
“Blackout”, que deixou 85% do estado sem energia, causou prejuízos para milhares de rondonienses e advogado indica busca pelos direitos às indenizações por danos morais e materiais
Após o apagão que deixou mais de 500 mil pessoas em Rondônia sem energia elétrica durante mais de quatro horas na última quinta-feira (22), o candidato à vereador pelo Avante e advogado, Dr. Breno Mendes, mais conhecido como Fiscal do Povo, está nos bairros, orientando e dando explicações à população para buscar seus direitos após o fato.
Inclusive ele já gravou um vídeo que já foi publicado nas redes sociais e pode ser acessado pelo link: https://www.instagram.com/reel/C_Ag_ENJFUf/?igsh=MTE1NW1sbjk3ODJ3ZA==.
“A responsabilidade da concessionária de energia, a Energisa, é objetiva. Ou seja: independente se ela tem culpa ou dolo [intenção], ela obrigatoriamente tem que ressarcir todos nós consumidores pelos prejuízos causados. Se você teve a sua geladeira que não funciona mais, seu ar-condicionado que não funciona mais, micro-ondas que não funciona mais, sua televisão que não funciona mais. Se você perdeu algum alimento que era perecível, estragou o medicamento, você tem direito ao ressarcimento por dano material e também moral”, explica ele.
Que segue: “Basta você fazer uma reclamação no Procon falando que no dia 22 de agosto aconteceu um apagão e seu equipamento não funciona mais, seu alimento foi estragado. Importante é que você filme, tire foto, produza todas as provas possíveis para apresentar à concessionária. Você vai ligar para a concessionária e dizer que estragou minha geladeira, minha televisão, meu micro-ondas, meu medicamento, meu alimento e você vai pegar obrigatoriamente o número do protocolo”.
O Fiscal do Povo, que é conhecido pela sua atuação contra a Energisa, que há alguns anos, segundo ele, “uma empresa que abusa, humilha e constrange o consumidor”, continua com suas orientações para quem foi prejudicado pela falta de energia elétrica.
“Caso a Energisa não faça o ressarcimento, você pode entrar através de um advogado especializado para buscar a reposição do dano material ou moral, ou os dois juntos. Também é bastante importante que você faça um boletim de ocorrência, dizendo exatamente o dia que foi o apagão, dia 22 de agosto, e que você teve aquele prejuízo. A Energisa é obrigada em até um dia útil, fazer a perícia, a verificação se você está correto. Se há ou não esse dano. E depois de 90 dias te ressarcir”.
Ele finaliza afirmando: “Se você é comerciante, não pode esperar 20, 30, 40 dias para ter esse dano reparado, busque um advogado e vá pela Justiça. Mande arrumar sua geladeira, seu micro-ondas, pegue dois ou três orçamentos e busque o ressarcimento pela Justiça”.
Samuel Costa quer valorização do servidor, creches, fome zero e um novo rumo para Porto Velho
Samuel Costa destacou ainda sua intenção de utilizar sua influência junto ao Governo Lula para atrair recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Porto Velho
Samuel Costa se compromete com educação e quer implementar o Fome Zero nas escolas
Samuel Costa acredita que o investimento em educação e o combate à fome são os pilares para transformar Porto Velho em uma cidade mais justa e igualitária
Ministério Público Eleitoral se manifesta favoravelmente a Raquel Donadon e contra acusação infundada de Flori
Sem dever à Justiça Eleitoral, candidata segue apresentando propostas e a verdade
Comentários
Para os casos de danos causados a aparelhos e mercadorias, como alimentos ou medicações pelo apagão, MESMO EM CASOS COMO O BLECAUTE, EM QUE A DISTRIBUIDORA DE ENERGIA NÃO FOI A RESPONSÁVEL PELA INTERRUPÇÃO no fornecimento de energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece que a companhia deve ser responsabilizada pelos prejuízos sofridos pelo consumidor. (Resolução 1.000/2021). O consumidor precisa comprovar o nexo de causalidade entre o evento causador (apagão) e o dano sofrido no aparelho. Outro direito assegurado, é o desconto automático na conta do período em que o cliente ficou sem energia é um dos ressarcimentos que o consumidor deve receber pelo blecaute
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook