Escola SESI/SENAI Lagoa é exemplo de qualificação e atendimento a moradores de Rondônia

O SESI/SENAI dá uma assistência muito grande para a população tanto de Porto Velho quanto das cidades do interior de Rondônia”, explica Fabiana Amaral, gerente da unidade.

João Paulo Machado / Agência do Rádio Mais
Publicada em 31 de janeiro de 2019 às 16:36
 Escola SESI/SENAI Lagoa é exemplo de qualificação e atendimento a moradores de Rondônia

Com mais de dois mil atendimentos por dia, seja educacional ou de saúde, a unidade integrada do SESI e SENAI, da Lagoa, em Porto Velho, é um exemplo para todo o estado. No local, são realizadas aulas técnicas de diversas disciplinas, com laboratórios e oficinas equipados para apresentação de projetos em matemática, física, geografia, robótica, entre outros. Além disso, na unidade são realizadas apresentações culturais e artísticas, assim como atendimento à saúde.

“Nós atendemos a área de qualidade de vida, promoção da saúde. Então, tanto a comunidade, quanto os industriários também. O SESI/SENAI dá uma assistência muito grande para a população tanto de Porto Velho quanto das cidades do interior de Rondônia”, explica Fabiana Amaral, gerente da unidade.

De acordo com ela, os cursos mais procurados no local, são os de eletrotécnica, refrigeração e mecânica automotiva. “Além disso, nós estamos com algumas inovações como a pilotagem de drone. Nós temos no estado de Rondônia muito agronegócio. Então, a gente inovou no final do ano passado com o curso de pilotagem de drone, justamente, para a gente entrar no ramo do agronegócio que é um ramo muito amplo e muito forte”, acrescentou.

Entre os alunos da unidade está Elinton Ferraz, que estuda técnica em mecânica básica.

“Eu quero avançar mais na minha área que é a área da automotiva. Eu tenho o interesse de ser um futuro técnico em mecânica, saber mexer em motores, injeção eletrônica, em todas as partes do carro”, conta o aluno, animado.

A gerente da unidade ressalta que, além dos cursos técnicos, centro integrado SESI e SENAI também oferece o ensino de educação básica. Nós somos muito procurados, não só no SENAI, mas a nossa educação básica também. Desde a creche até o Ensino Médio. Nós somos referência também na área de qualidade de vida promoção da saúde”, destaca.
A unidade do bairro Lagoa é a maior de Rondônia e conta com o maior complexo esportivo do estado. Grande parte dos eventos, feiras e exposições de Porto Velho acontecem no local.

Futuro incerto

O problema é que todo este atendimento à sociedade pode estar, em parte, ameaçado. O governo federal tem sinalizado que irá executar cortes de 30% a 50% nas verbas repassadas a instituições do sistema S, do qual faz parte o SESI e o SENAI. Para especialistas, a decisão pode provocar graves consequências para a educação técnica e, até mesmo, para serviços de saúde prestados à população brasileira.

De acordo com o diretor-geral do SENAI e integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), Rafael Lucchesi, em 76 anos de atuação da instituição foram treinadas mais de 73 milhões de brasileiros. “Além de promover um desenvolvimento industrial importante, vigoroso, nós também asseguramos um enorme canal de inclusão social, vocalizando e permitindo que pessoas de baixa renda tivessem um canal de cidadania propiciado pelo SENAI”, destacou.

“O SESI e o SENAI são administrados pela Federação das Indústrias, e isso é importante porque é a representação do empresariado brasileiro, que gera emprego, gera renda, gera desenvolvimento econômico, gera riqueza, e isso é decisivo”, destacou Lucchesi.

Comentários

  • 1
    image
    Vando Batista Das chagas 04/05/2019

    quero saber mais sobre a programação de cursos na área da mecânica automotiva?

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook