Em entrevista à RDR – Rede de Rádios Paraná, na manhã desta quinta-feira (3), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a autonomia de Estados e municípios na relação com o governo federal e a participação de ambos nas decisões de investimentos da União.
Ele afirmou que, se candidato e eleito, convocará reunião com governadores e encontros regionais com prefeitos para discutir nova forma de relação entre os entes federados, para que os prefeitos tenham direito sem precisar ficar devendo favor a ninguém. Ninguém pode imaginar um país rico se a cidade for pobre, se a cidade não tiver investimento¨, afirmou.
O ex-presidente alertou que, por causa do Orçamento Secreto instituído pelo governo atual, os prefeitos ficam reféns dos deputados, dependendo deles para conseguir verba. Para ele, o Orçamento Secreto é forma grave e violenta de extorquir os prefeitos e a sociedade. O Orçamento, disse, deve ser executado pelo governo, e os prefeitos têm direito de participar.
Sala de Prefeitos
¨Quando fui presidente, criei uma sala para atender prefeito na Casa Civil. Em cada Superintendência da Caixa, em cada Estado, tinha uma sala para atender prefeitos. A gente tinha um projeto com prefeito, a caixa ajudava a fazer o projeto e tinha facilidade de retirar o dinheiro, sem precisar ficar mendigando para deputado¨, afirmou.
Lula lembrou que programas sociais importantes de seu governo, com o PAC e Minha Casa, Minha Vida foram construídos a partir da escuta dos executivos estadual e municipal.
¨Precisamos aprender a priorizar a relação com prefeitos e prefeitas para que essa gente possa participar dando palpite nas coisas que a gente fizer e participando da execução das coisas. Ninguém pode ser ignorante e achar que se governa o Brasil de Brasília. Se a gente quiser governar o Brasil, tem que conversar com quem está com o pé na lama, que é o prefeito e o governador¨.
Realidade local
Lula disse que, num eventual novo governo, fará com que prefeitos voltem a ter orgulho de suas posições porque vão receber o que for justo do governo federal. ¨Não é só o prefeito contribuir com imposto para a União, é a União devolver de forma justa para investimento nas cidades.
O ex-presidente ressaltou a importância de o governo federal conhecer e levar em conta a realidade local. ¨É por isso que criamos a Sala dos Prefeitos na Casa Civil. É por isso que, sistematicamente, a gente fazia reunião com prefeitos para discutir. É pela cidade que passa o problema, é na casa do prefeito que o povo vai reclamar, é na casa do prefeito que o povo vai xingar, é na casa do prefeito que o povo vai dizer que existe.¨
Lula destacou que sua percepção de governança é que prefeitos e governadores, independentemente do partido a que pertencem, foram eleitos pelo povo e devem ser tratatos com respeito e dignidade. ¨É isso que nós vamos voltar a fazer¨.
Novo programa de desenvolvimento
O ex-presidente afirmou também que, se candidato e eleito, vai fazer um novo programa de desenvolvimento, levando em conta o que os governadores têm de obras prioritárias em seus Estados e também quais são as prioridades dos prefeitos. ¨De forma combinada, você escolhe as obras e estabelece a forma de financiamento para que sejam executadas para melhorar a vida do povo. É assim que nós vamos governar, como já fizemos uma vez¨.
|
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook