2ª Edição do Projeto “Uma Escola Sem Bullying” é realizada na Escola Municipal Professora Maria de Fatima

O tema foi trabalhado no período de 03 a 28 de junho, atendendo todas as turmas da escola, 2° ano ao 5° ano do Ensino Fundamental

Decom
Publicada em 17 de agosto de 2019 às 09:53
2ª Edição do Projeto “Uma Escola Sem Bullying” é realizada na Escola Municipal Professora Maria de Fatima

A Escola Municipal Professora Maria de Fátima de Oliveira, situada no bairro São Cristóvão, em Rolim de Moura (RO), realizou a 2ª edição do Projeto “Uma Escola Sem Bullying”. O tema foi trabalhado no período de 03 a 28 de junho, atendendo todas as turmas da escola, 2° ano ao 5° ano do Ensino Fundamental.

A finalização do Projeto “Uma Escola Sem Bullying”, aconteceu no último dia 14 de agosto e este ano contou com um diferencial, que garantiu ainda mais o sucesso, personagens de desenhos para melhor ilustrar o tema e atrair a atenção dos estudantes e a palestrante Psicóloga Josiane Alves Rolim. Durante a palestra, no período matutino e vespertino, Josiane não mediu esforços em sua apresentação sobre a referida temática.

Na explicação a Psicóloga Josiane destacou: o que é o bullying, o comportamento dos agressores e suas características, as consequências, sinais de quem sofre bullying e queixas que a vítima apresenta.

As formas que o bullying podem se apresenta são: Físico – contato corporal, soco, tapa, empurrão. Verbal – xingamentos, ofensas e os insultos. Moral – apelidos, difamação, calúnia e discriminação. Cyberbullying – ocorre na esfera virtual, em sites e redes sociais, por meio de apelidos, xingamentos e vídeos. Psicológico – a vítima é sempre culpada e o agressor faz de tudo para prejudicar e culpá-la. Sexual – os insultos são de natureza sexual e caracterizam insinuações e assédio. Material – o ato de sujar, rasgar, estragar e esconder objetos que pertencem à vítima.

Todas essas informações foram apresentadas aos alunos para que os mesmos possam aprender e extinguir essa pratica maldosa chamada bullying, tanto na vida escolar como social, sendo o objetivo principal do projeto.

O orientador escolar, professor Edglei Vieira da Silva, agradeceu a equipe gestora da escola pelo apoio, diretora Zuleide Moreto, Coordenadora pedagógica Maria Terezinha Scheffer, Claudecy Pereira Filho da Silva, Vaniz Walber e a secretária Maria Ivanúbia de Sousa Vieira. “Quero destacar a importância de cada professor na execução deste projeto, pois os mesmos trabalharam em sala confeccionando cartazes, fazendo leituras e passando filmes voltados para a temática bullying, discutindo o tema por meio de depoimento e imagens ilustrativas, faço questão citar os nomes deles. Obrigado! Ana Paula, Ilernice, Maria Zetólis, Ana Claudia, Marlina, Aparecida, Edinalva, Marlene, Marta, Henrique, Neide, Taís e toda equipe escolar”, pontuou o professor Edglei.

“Uma Escola Sem Bullying” teve como principal objetivo diminuir as agressões físicas e principalmente as verbais no ambiente escolar, proporcionado um ambiente propicio para o diálogo respeitável, acolhedor para toda comunidade escolar.

Maiores informações sobre o Projeto, é só ligar na escola Professora Maria de Fátima de Oliveira no telefone: (69) 3449-1939.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook