2ª Semana de Inclusão da UNIR acontece entre 16 e 20 de setembro
À tarde, a programação finaliza com uma Caminhada pela Inclusão no Espaço Alternativo de Porto Velho
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realiza na próxima semana, entre os dias 16 e 20 de setembro, a 2ª Semana de Inclusão da UNIR, com uma série de atividades acadêmicas, educativas e culturais promovidas em parceria com outras instituições. A programação será toda desenvolvida no Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH), localizado no centro de Porto Velho, na Av. Rogério Weber, 2396, com ações presenciais envolvendo a comunidade acadêmica e também com atividades transmitidas pelo Canal da UNIR no YouTube.
A Semana de Inclusão da UNIR é uma atividade de extensão universitária, fruto de uma parceria entre a Comissão de inclusão do Departamento Acadêmico de Artes (DArtes) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Velho. "Além de esclarecimentos, busca-se criar oportunidades de convivência e dar visibilidade a um público que ainda tem seus direitos, parcial ou totalmente, ignorados, apesar de garantidos por lei", afirma o coordenador do evento e presidente da comissão, professor Luís Cláudio Seixas, do curso de Música.
Segundo a reitora da UNIR, professora Marília Pimentel, "a UNIR tem o compromisso de promover a inclusão nos seus espaços, e se orgulha de realizar mais uma edição da Semana de Inclusão. O objetivo, por meio da Comissão de Inclusão da Universidade, é criar um ambiente universitário verdadeiramente inclusivo, onde todas as pessoas, independentemente de suas características e condições, possam participar ativamente da vida acadêmica. É por isso que a inclusão é um esforço contínuo, e eventos como este nos permitem avançar de forma significativa nessa direção, transformando não apenas a universidade, mas também a sociedade”.
Inscrições – As inscrições para participar da Semana de Inclusão da UNIR poderão ser feitas nos locais onde acontece o evento. Todas as atividades são gratuitas e os participantes receberão certificados. O evento é aberto a toda a comunidade universitária e também à comunidade externa que possa ter interesse no tema.
Programação - Na programação há diversas palestras online e presenciais acerca do tema de inclusão de pessoas com deficiências; oficinas de música, artes e montessoriana - todas voltadas para a educação inclusiva; além de apresentações artísticas e culturais, inclusive de alguns artistas PCDs, e lançamento de livro.
A abertura da 2ª Semana de Inclusão da UNIR acontece na manhã da segunda-feira (16), às 8h30, no Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH). Já o encerramento será no dia 20 de setembro, sexta-feira, com a Caminhada pela Inclusão, no Espaço Alternativo de Porto Velho, a partir das 16h. A programação completa pode ser acessada no link: Programação da 2ª Semana de Inclusão da UNIR.
O evento contará com a participação de docentes e discentes da UNIR, de docentes convidados de outras instituições de ensino e também profissionais que atuam diretamente com a inclusão de pessoas com necessidades especiais.
Serviço
Semana de Inclusão da UNIR
Onde: Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH), na Av. Rogério Weber, 2396, Caiari, em Porto Velho
Quando: De 16 a 20 de setembro
Programação completa da Semana de Inclusão 2024.
Confira detalhes programação:
Segunda-feira (16/09): O dia inicia com palestras online sobre o protagonismo das pessoas com deficiência na educação superior e o histórico do atendimento educacional especializado. Na parte da tarde, haverá palestras presenciais sobre a realidade de pessoas com deficiência visual e a automação acessível. A noite será marcada por apresentações musicais com artistas locais.
Terça-feira (17/09): Palestras e oficinas voltadas para a educação inclusiva, como o plano educacional individualizado e a musicalização braille, estarão em destaque. O dia também contará com oficinas montessorianas focadas na educação emocional e habilidades sociais.
Quarta-feira (18/09): Será realizado o lançamento de livros com temáticas inclusivas, seguido por uma palestra online sobre o impacto da musicoterapia em pessoas com TEA e TDAH. À noite, haverá apresentações musicais com artistas como Matias Neto e a banda Frolk.
Quinta-feira (19/09): O dia inclui uma oficina de artes integradas e palestras sobre comunicação suplementar e alternativas para necessidades complexas de comunicação, além de uma oficina sobre autorregulação através do movimento. A programação noturna contará com uma apresentação musical do grupo Movie.
Sexta-feira (20/09): O evento se encerra com palestras online sobre a medicalização na educação e saúde mental em sala de aula, além de uma palestra presencial sobre ludicidade como estratégia pedagógica. À tarde, a programação finaliza com uma Caminhada pela Inclusão no Espaço Alternativo de Porto Velho.
STF vai decidir se imóvel de família pode ser bloqueado ou penhorado em ação de improbidade
O debate envolve dois temas constitucionais, o direito à moradia e a necessidade de reparação ao Estado por danos decorrentes de atos de improbidade administrativa
Entenda julgamento do STF sobre critérios para fornecimento de medicamentos de alto custo
A análise da matéria pelo STF leva em conta a limitação de recursos públicos, a igualdade de acesso à saúde e o respeito à ciência
Hoje tem show de Jorgynho Chinna (RJ), ex-grupo Pirraça, e do grupo Sambaê e Júniinho Alê no Mercado Cultural
O espetáculo será gratuito, com opção de trazer um quilo de alimento não perecível para doações para entidades filantrópicas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook