4 dicas para empreender no digital e alcançar o sucesso

Logo, caso esteja pensando em começar o seu negócio no digital, fique com a gente até o final desse artigo pois daremos 4 dicas imperdíveis para você iniciar com o pé direito

Da redação/Foto: Pexels
Publicada em 24 de março de 2023 às 09:58
4 dicas para empreender no digital e alcançar o sucesso

O comércio digital vem se consolidando cada vez no cenário mundial, dado toda a sua praticidade e segurança na hora da compra. No Brasil, por exemplo, 61% da população prefere comprar online do que se dirigir a lojas físicas.

Analisando essa informação, fica clara a dimensão que os e-commerces tomaram e o quanto esse mercado pode ser extremamente lucrativo.  

Logo, caso esteja pensando em começar o seu negócio no digital, fique com a gente até o final desse artigo pois daremos 4 dicas imperdíveis para você iniciar com o pé direito.

O que analisar antes de abrir um negócio?

Tirar o sonho do papel e se tornar um empreendedor não é uma tarefa simples. Entretanto, para que tudo corra bem e você tenha sucesso nessa empreitada, lembre-se de analisar esses três aspectos:

Validação do produto/serviço

O processo de validação está relacionado ao nível de aceitação do seu público. Ou seja, será que as pessoas realmente estão interessadas nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa? Se a resposta for sim, dê andamento ao seu projeto.

Planejamento financeiro  

O planejamento financeiro é um dos pontos mais importantes a serem estudados, afinal, você precisa separar um orçamento para todos os seus custos fixos e despesas futuras que poderão aparecer.

Saturação do mercado

Não adianta ter uma boa ideia se o mercado no qual você deseja atuar já está sobrecarregado.

Por exemplo, vamos imaginar que você queira investir no mercado de PET. Nesse caso, é preciso selecionar bem o nicho de atuação, uma vez que grandes empresas já dominam esse setor há muitos anos.

Dito isso, lembre-se de analisar seus concorrentes e a saturação do mercado.

É melhor abrir uma loja física ou online?

De antemão, saiba que não existe uma única resposta para essa pergunta.

Veja que uma loja online oferece grandes vantagens e tem sido a escolha de muitas pessoas que estão começando a empreender. Maior alcance, investimento menor e disponibilidade 24h são alguns desses benefícios.

Por outro lado, a loja física também apresenta as suas vantagens, como por exemplo a entrega do produto no ato da compra, aumento da confiança do consumidor e etc.

Em conclusão, caso você não esteja trabalhando com um sócio e o seu orçamento esteja limitado, opte pela loja virtual. Mais adiante, após seu negócio estar devidamente consolidado, estude a possibilidade de abrir uma loja física.

4 dicas para se dar bem no digital

Crie um nome único  

Escolher o nome do seu negócio é o primeiro passo a ser dado. Pense em um nome original e que esteja de acordo com o seu ramo de atuação. Além disso, opte por um nome fácil de lembrar e que fique na cabeça do seu cliente.

Feita a escolha, visite o site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e faça o registro.

Conheça seu público-alvo

Qual a faixa etária do seu público? Em quais redes sociais ele está presente? Qual a melhor forma de se comunicar com a sua persona? Em síntese, ter a resposta para esses questionamentos irá te ajudar a entender melhor como seu público se comporta e, desse modo, criar estratégias de prospecção mais assertivas.

Canais de divulgação

Independente do seu negócio ter uma loja física ou não, a divulgação no digital é fundamental para o crescimento da sua empresa. Portanto, faça um estudo aprofundado sobre as principais plataformas de propaganda – Facebook, Instagram, Google, entre outros – e crie campanhas segmentadas para sua persona.

Ofereça mais de uma forma de pagamento

É fundamental que, ao concluir a venda, o cliente tenha a opção de efetuar o pagamento da forma que achar mais conveniente. Em suma, isso não apenas traz mais conforto para o seu público, como também melhora a experiência de compra.  

Desse modo, no checkout da sua loja virtual, deixe disponível todas as alternativas de pagamento à mostra – pix, cartão de crédito e débito, QR code e etc.  

Entretanto, caso tenha optado pela loja física, o melhor a se fazer é adquirir uma maquininha de cartão que ofereça todas essas possibilidades de pagamento sem cobrar muito por isso.

Assim, tanto a moderninha x, quanto a minizinha chip 3 são excelentes opções para a sua loja, pois além de serem completas, ainda contam com as menores taxas do mercado.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook