4 ferramentas poderosas do Google que não são muito conhecidas

Atualmente o Google também já faz parte da vida de estudantes e profissionais das mais variadas áreas

Tudorondonia
Publicada em 26 de setembro de 2019 às 16:35
4 ferramentas poderosas do Google que não são muito conhecidas

Em uma época que utilizamos a internet tanto para rir de memes quanto para adquirir um produto ou serviço, é impossível não se deparar com o Google, seja utilizando um computador ou um dispositivo móvel.

Atualmente o Google também já faz parte da vida de estudantes e profissionais das mais variadas áreas. Pergunte, por exemplo, para algumas pessoas que trabalham no regime Home Office qual a ferramenta de compartilhamento de arquivos que elas mais usam.

As respostas poderão ser variadas, indo desde o Dropbox ao Trello, porém, com certeza o Google Drive também será bastante mencionado. Essa é uma ferramenta do Google famosa por manter todo e qualquer tipo de arquivo na nuvem.

Ou seja, a famosa Computação em Nuvem, que algumas empresas de web hosting também utilizam para oferecer serviços de Hospedagem, é uma das facilidades que a ferramenta mais conhecida do Google proporciona para os usuários. 

Porém, não é só do Drive que se vive o Google. A empresa apresenta também algumas ferramentas bem conhecidas. O Google Analytics é uma que faz parte da rotina de vários empreendedores dos mais variados segmentos.

Se alguém quer saber quem visitou o blog da empresa, de onde vem o tráfego do site ou qual postagem teve mais acesso, é bom ir correndo para o Analytics. 

Ele vai apresentar métricas precisas a respeito do negócio, auxiliando, inclusive, na elaboração das estratégias de Marketing Digital.

Google e os coelhos na cartola

Mas além do Drive, além também do Analytics, o Google tem outros coelhos na cartola que podem auxiliar os mais variados projetos. Muitos deles não são conhecidos pelo grande público.

No entanto, quem está trabalhando em algum projeto, não importa a área ou o objetivo, vale conhecer algumas dessas ferramentas. Vai que elas sejam as ideais para alguma função específica, não é mesmo? 

1 - Google Sky

Você já ouviu falar – e provavelmente até já utilizou – o Google Maps ou o Google Earth, mas já ouviu falar no Google Sky? Apostamos que não!

Essa ferramenta é um deleite para quem atua ou é apenas um curioso em assuntos relacionados a Astronomia, pois se o Google Maps mostra as nossas ruas e cidades, o Sky olha para cima, mostrando detalhes do céu por meio de imagens geradas por agências espaciais.

O Google Sky traz para o usuário uma visão mais detalhada dos elementos celestes, trazendo imagens de constelações, cometas, luas e planetas, sempre com ricas informações a respeito desses elementos.

Além disso, ele traz imagens destacadas do telescópio Hubble, bem como atuais posições dos planetas e das constelações. 

Essa ferramenta foi criada no ano de 2007 e atualmente ela também pode ser usada em dispositivos móveis.

2 – Google One Today

Fazer bem ao próximo é, sem dúvida, um bom motivo para acordarmos todas as manhãs e seguirmos as nossas vidas.

Nesse aspecto, existem várias instituições filantrópicas que necessitam da nossa ajuda para, com isso, terem condições de prosseguir ajudando outras pessoas.

Contudo, é pensando nisso que existe uma ferramenta conhecida como Google One Today. Esse software ajuda o usuário a encontrar várias instituições de caridade ao redor do mundo. 

O Google One Day é intuitivo e ordena tais entidades por área de atuação, nome e outras características.

Fora isso, a ferramenta traz uma série de instituições que atuam em diferentes causas humanitárias. Há aquelas que possuem o intuito de combate a fomes, preservação do meio ambiente e mais uma série de temas pertinentes nos dias de hoje.

3 – Google Keep

Se você está precisando de uma ferramenta para auxiliar a gerenciar o seu dia a dia, uma boa alternativa gratuita que nem sempre é lembrada é o Google Keep.

Por meio dele o usuário tem condições de guardar anotações, listas e fotos em um único ambiente, inclusive compartilhando listas e tarefas com os seus colegas de trabalho. 

No entanto, é interessante também saber que as notas e listas no Google Keep podem ser sincronizadas em movimento, tanto na área de trabalho ou no tablet. É possível também elaborar um Widget para a tela inicial para lembrar dos compromissos.

O Keep é intuitivo e permite organizar as suas anotações e listas usando cores e rótulos diferenciados. É possível também elaborar tags para otimizar a procura por listas e tarefas. 

Além disso, lembretes podem ser baseados em um dia, hora ou em um local específico.

4 – Google Trends

Sabendo que as técnicas de SEO são fundamentais para assegurar a presença online e a relevância de qualquer blog ou e-commerce, o Google lançou essa ferramenta.

O objetivo é analisar a popularidade dos termos de pesquisa no Google em várias regiões e idiomas. Sendo assim, é possível analisar quais são os que conquistaram o pico durante uma data específica ou tendências de pesquisa em tempo real para determinado país. 

Graças a essas características, o Google Trends útil para quem precisa criar conteúdo e quer as palavras-chaves mais relevantes de um determinado nicho ou área de atuação. 

Conclusão

A fama do Google pode até vir pelo fato de ter se tornado uma das principais ferramentas de busca. Contudo, ele não se limita apenas a isso.

Portanto, seja qual for a área de atuação do profissional, com certeza o Google vai ter uma ferramenta esperando para ser acessada e ajudar de alguma forma. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook