5 Dicas para comprar seu primeiro par de óculos

Se é a primeira vez que compra seus óculos, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar o par certo

Da redação/Foto: Divulgação
Publicada em 22 de setembro de 2022 às 11:15
5 Dicas para comprar seu primeiro par de óculos

Escolher os óculos de grau certos pode ser uma experiência avassaladora. Então, como um novato, como você pode escolher o par de óculos certo para você?

Se é a primeira vez que compra seus óculos, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar o par certo.

1.Conheça o formato do seu rosto

Os óculos vêm em vários formatos e tamanhos. Infelizmente, nem todos se ajustam ao formato do seu rosto. O que pode parecer bom para o seu amigo provavelmente não funcionará para você se o formato do seu rosto for diferente um do outro.

Lembre-se de que você usará esses óculos por muito tempo, então vai querer algo que embeleze seu rosto. É importante entender também se óculos de grau deve ou não cobrir a sobrancelha.

Portanto, uma das primeiras coisas a fazer é saber o formato do seu rosto. Para determinar sua forma, tudo que você precisa é uma fita métrica e fazer as seguintes medidas:

  • Testa - a partir do pico de uma das sobrancelhas, puxe a fita até o pico do lado oposto e registre a medição.
  • Maçãs do rosto - coloque a fita métrica na parte mais pontuda de suas bochechas, logo abaixo do canto externo de cada olho, e puxe-a para o lado oposto.
  • Linha da mandíbula - coloque a fita métrica abaixo da orelha, onde a mandíbula se inclina para cima, até a ponta do queixo, e multiplique a medida por dois.
  • Comprimento do rosto - meça o comprimento do rosto do centro da linha do cabelo até a ponta do queixo.

Se você tem um rosto redondo, as maçãs do rosto e o comprimento do rosto têm as mesmas medidas. Se você tiver um rosto quadrado, notará que todas as medidas são quase semelhantes.

Agora, se o seu nariz é maior ou apresenta alguma saliência, é essencial optar por um óculos para quem tem nariz grande, para proporcionar maior conforto e fique perfeitamente ajustado ao seu rosto.

Se você tiver um rosto longo, no entanto, a medida do comprimento do rosto deve ser a maior, e as medidas das maçãs do rosto, testa e linha da mandíbula são descendentes.

Se você tem uma face de diamante, por outro lado, a medida de sua mandíbula deve ter a maior medida e sua testa, a menor. Se você tem um rosto oval, o comprimento do rosto deve ser maior do que a largura das maçãs do rosto e a linha do queixo deve ser menor do que a testa.

2.Encontre a sua moldura

Novamente, não há óculos que sirvam para todos, pois a maioria das armações foi feita para certos formatos de rosto. Portanto, antes de sua visita a uma loja de óculos de sol e de leitura mais próxima, certifique-se de saber a armação certa para o seu rosto. Dessa forma, você pode equilibrar seu rosto ou fazer com que suas melhores características se destaquem mais.

Se você tem uma forma quadrada, você vai querer um par de óculos com armações arredondadas para suavizar seus traços angulares. Você também precisa de uma moldura mais fina para não sobrecarregar seu rosto. Certifique-se de que a largura seja um pouco maior do que as maçãs do rosto também.

Para um formato de rosto redondo, você precisará aprimorar seus recursos e pode fazer isso optando por molduras retangulares. Molduras com linhas angulares fortes também irão equilibrar seu rosto.

Já aquelas com formato de rosto triangular devem optar por armações com detalhes na parte superior, como a sobrancelha ou olho de gato, com largura um pouco maior que a linha do queixo. Isso ajudará a equilibrar as proporções do rosto.

Para formatos de rosto de diamante, molduras arredondadas ou ovais terão uma boa aparência. Isso ajudará a desviar a atenção dos ângulos do rosto.

Os que têm rosto ovalado, por outro lado, são os mais afortunados. Como o formato do rosto é bem equilibrado, eles podem usar qualquer armação que quiserem, pois não precisam se preocupar com ângulos agudos em seus rostos que podem ser realçados incorretamente.

3.Saiba de qual lente você precisa

Outra coisa a considerar ao escolher o par de óculos certo são as lentes. Existem diferentes tipos: lentes monofocais, bifocais, trifocais e progressivas.

Cada um deles serve a propósitos diferentes e seu oftalmologista pode ajudá-lo a escolher o melhor para sua visão. Mas para sua referência, veja como eles diferem um do outro:

  • Visão única - são lentes projetadas para corrigir a visão à distância de seus olhos. A vantagem dessas lentes é que você pode ajustá-las para qualquer foco.
  • Lentes bifocais - essas lentes têm uma correção na metade inferior da lente e um corretor de distância na metade superior.
  • Trifocal - essas lentes têm três seções: visão à distância, intermediária e próxima; daí o nome.
  • Progressiva - essas lentes têm uma transição mais suave entre as áreas distantes e próximas ao foco em comparação com os outros tipos de lentes.

4.Escolha um revestimento protetor

Você pode não notar, mas sim, os óculos vêm com revestimentos. Existem três tipos de revestimentos de proteção que você pode escolher: o anti-riscos, o anti-reflexo e o fotocrômico. Esses revestimentos ajudam a fazer seus óculos durarem mais, o que é vital porque eles são caros.

Os revestimentos anti-riscos, como o nome sugere, ajudam a evitar os arranhões da lente, especialmente se você optou por lentes de plástico, pois elas riscam facilmente.

Os revestimentos anti-reflexos, por outro lado, reduzem o brilho e outros reflexos perturbadores. As lentes fotocromáticas, por outro lado, protegem seus olhos dos raios ultravioleta.

5.Decida entre óculos pré-fabricados e personalizados

Óculos prontos e personalizados vêm com prós e contras. O primeiro com certeza é uma alternativa mais barata, embora sejam apenas óculos de tamanho único. Além disso, eles não vêm com opções multifocais progressivas e não são ideais se seus olhos tiverem prescrições diferentes.

Os óculos de leitura personalizados, por outro lado, podem atender a todas as suas necessidades. A desvantagem é que eles são caros.

Óculos de sol feminino ou masculico, óculos de grau femino ou masculino são caros. Portanto, encontrar o ajuste certo para você é crucial. Essas dicas, no entanto, o ajudarão a evitar despejar seu dinheiro no ralo e a obter o ajuste perfeito.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook