6 dicas para estudar direito administrativo

Confira recomendações importantes para ter um bom desempenho em concursos e provas

Da redação
Publicada em 23 de abril de 2021 às 11:18
6 dicas para estudar direito administrativo

O direito administrativo é um ramo dentro do direito público que trata das questões relacionadas à administração pública e suas atividades. Em concursos públicos, é uma disciplina recorrente e muito cobrada pelas bancas.

Desta forma, em concursos de tribunais e prefeituras e até mesmo no concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal) é comum se deparar com questões atreladas às funções e deveres da administração pública.

Levando em consideração a relevância do assunto, é imprescindível montar uma estratégia de estudos que inclua os tópicos mais cobrados pelas bancas dentro das particularidades de cada prova.

1. Entenda o que é o direito administrativo

Para estudar direito administrativo com eficácia e entender os conteúdos abordados, a primeira dica é que o concurseiro entenda o que é e qual a função do direito administrativo no âmbito da administração pública e do órgão para o qual o concurso será prestado.

O domínio do conceito básico vai fazer toda a diferença na hora de aprofundar os demais e compreender o papel que a lei exerce no dia a dia dos agentes públicos daquela instituição.

2. Estude o edital com atenção

O segundo cuidado diz respeito ao edital, antes de começar a montar o cronograma de estudos é necessário ler o edital com atenção. Nele é possível encontrar dicas valiosas sobre o conteúdo que será abordado nas provas.

Após verificar o edital, a recomendação é listar todos os temas relacionados ao direito administrativo e, a partir dessas informações, começar a procurar apostilas e planejar os estudos.

3. Estude em materiais próprios para concursos públicos

Uma dica de ouro para quem está estudando direito administrativo para concursos públicos é escolher livros específicos voltados para concursos. Eles devem servir como material de base para os seus estudos.

Além do material de direito administrativo, a Constituição Federal e um livro de apoio vão fazer toda a diferença no entendimento do conteúdo.

Para quem não tem nenhuma familiaridade com o Direito, a dica é fazer uma primeira leitura de todo material, sem anotações ou marcações. Após concluir, faça uma segunda leitura, realizando anotações e grifos dos pontos relevantes. Isso vai ajudar na memorização dos conteúdos.

O mesmo deve ser feito com o conteúdo relativo à Legislação: duas leituras ajudam no entendimento e posterior memorização das matérias. 

Durante os estudos, aposte em grifos e anotações. Usar blocos de papel autoadesivos coloridos ajuda a identificar os conteúdos mais importantes. Ter um caderno específico para anotações também pode ajudar na memorização das matérias.

4. Busque suporte de professores da área

Se o aluno tiver dúvidas sobre pontos específicos dentro do direito administrativo, pode ser necessário buscar o suporte de professores ou colegas com mais experiência em concursos. Além de fóruns na internet, há também grupos de estudos específicos que podem ajudar nesse momento.

5. Pesquise os conteúdos mais cobrados

Outra dica que vai fazer toda a diferença no planejamento dos estudos e das matérias é pesquisar quais são os conteúdos mais cobrados pela banca do concurso que está sendo prestado. Assim o aluno consegue focar nos temas que têm maior probabilidade de caírem na prova e aumenta as chances de sucesso no concurso.

6. Estude questões de concursos anteriores

Por fim, e não menos importante, uma ótima forma de estudar direito administrativo e as demais matérias cobradas no concurso é por meio das questões aplicadas nas edições anteriores do concurso.

Elas são um ponto de referência importante tanto com relação ao conteúdo quanto ao nível de dificuldade da prova. Ao estudar por meio das questões o aluno consegue ter familiaridade com a matéria e com a forma como ela é interpretada e cobrada durante o concurso, além de se sentir mais confiante no dia da prova.

Qualquer concurso público demanda estudo e dedicação. Estabelecer metas de leitura dos livros e da legislação, bem como dedicar parte do dia para os conteúdos abordados na prova, vai fazer toda a diferença na captação das informações e no entendimento das matérias.

Por ser um conteúdo de extrema importância na prova e estar presente no dia a dia de um servidor público, o direito administrativo é fundamental em qualquer concurso público. Conhecê-lo não só ajuda a formar um profissional mais qualificado, mas também contribui na construção de um cidadão consciente e bem informado.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook