7 dicas para economizar na hora de comprar um novo eletrodoméstico

Se comprados sem atenção, eletrodomésticos podem levar ao aumento de gastos ao longo do tempo

Da redação
Publicada em 22 de abril de 2021 às 09:26
7 dicas para economizar na hora de comprar um novo eletrodoméstico

Os eletrodomésticos são itens que podem passar despercebidos no dia a dia, mas basta ficar sem um deles para notar sua importância dentro de casa. Optar por comprar na Black Friday pode ser uma boa escolha para adquirir produtos das melhores marcas com preços abaixo do valor convencional.

Se seu micro-ondas parou de funcionar sem motivo aparente ou se você busca mais praticidade no preparo de sucos e alimentos, é hora de conferir 7 dicas para economizar ao comprar um novo eletrodoméstico.

  1. Avalie seu uso no dia a dia 

Um dos primeiros pontos a serem observados na hora de escolher um novo item doméstico é o uso que você fará dele na sua rotina. Um micro-ondas acaba sendo pouco utilizado por quem costuma comer alimentos frescos, enquanto o fogão é essencial tanto para solteiros quanto para grandes famílias.

É comum que alguns eletrodomésticos fiquem “na moda'' em determinadas épocas, mas nem sempre o investimento nos produtos do momento é uma escolha vantajosa. Procure avaliar as necessidades da sua casa ou comércio para comprar apenas os produtos que realmente fazem diferença no cotidiano.

  1. Qualidade do produto

Hoje em dia é comum encontrar marcas novas de eletrodomésticos, que prometem produtos super inovadores, com funções incríveis e design de encher os olhos. Contudo, nem sempre estes fatores garantem a qualidade do item.

Com a facilidade de comprar online e de qualquer loja do mundo, a necessidade de verificar a reputação das marcas e a qualidade real dos produtos aumentou.

Não é necessário desconfiar de toda e qualquer marca, mas busque por opiniões de quem adquiriu o produto antes de você, assim como o histórico da marca em sites de reclamações.

Avalie também se o produto possui garantia e qual o período indicado, além de procurar os locais de assistência caso você precise.

  1. Vontade x necessidade

Quem não fica com vontade de ter uma cozinha inteira equipada depois de ver um reality show de culinária, não é mesmo? Um fogão industrial pode parecer bonito e eficiente, mas será que vale a pena gastar o valor do produto se você não precisa de mais que um fogão de quatro bocas?

Saber avaliar o que é desejo e o que é necessidade é essencial para economizar nas compras para a casa. Um mixer pode ser bem prático, mas se você costuma consumir bebidas que exigem trituração, um liquidificador faz mais sentido com a sua necessidade.

  1. Novos e seminovos 

Com demandas sustentáveis e orçamento apertado, muita gente vem optando por adquirir produtos seminovos, principalmente quem mora sozinho ou divide apartamento com os amigos e não tem muito dinheiro disponível.

Na internet é possível encontrar eletrodomésticos seminovos em excelente estado, com preços bem mais acessíveis que produtos novos, mas avalie a relação custo-benefício antes de tudo. Nem todo seminovo vai ter a mesma durabilidade e eficiência de um eletrodoméstico novo, então pondere bem as características.

  1. Consumo de energia

Geladeira, fogão e microondas costumam ser usados com frequência ou em tempo integral. Além de avaliar o preço do seu novo eletrodoméstico, considere também os efeitos que ele terá na conta de energia. 

Por mais bonita que a geladeira inox seja, ela não valerá a pena se dobrar ou triplicar a sua conta de luz no fim de todo o mês. Em épocas como verão, o consumo de energia desses eletrodomésticos (freezer, geladeira, frigobar) costuma ser maior, uma vez que os produtos dentro deles precisam de maior refrigeração.

  1. Planeje um orçamento

Seja para comprar somente uma geladeira, seja equipar a cozinha por completo, ter um orçamento em mente antes de ir às compras é essencial. Além de evitar gastos maiores que o valor indicado, ter uma estimativa total em mente te ajuda a encontrar as lojas de um jeito mais fácil.

  1. Compare preços e lojas

Algumas lojas virtuais oferecem preços mais vantajosos que lojas físicas. Antes de comprar, avalie se existem vantagens de fazer o pedido em lojas especializadas ou se um marketplace pode ser uma escolha mais apropriada.

Hoje é bem fácil utilizar plugins de navegador que comparam preços em tempo real e te enviam notificações quando o produto procurado está com preço mais baixo. Alguns inclusive comparam os valores entre lojas e te avisam sempre qual a melhor oferta disponível naquele momento.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook