A Ambição de Acir Gurgacz

Atual Senador postulou duas vezes o cargo de governador, em 2002 e nas ultimas eleições.

Emilson Pereira Tavares
Publicada em 22 de janeiro de 2019 às 13:48
A Ambição de Acir Gurgacz

Nascido em Cascavel (PR), o empresário Acir Marcos Gurgacz iniciou sua história política no ano 2000, na ocasião em que candidatou- se a prefeito do município de Ji-paraná (RO), pelo Partido Democrático Trabalhista-PDT, coligação composta pelos partidos PDT / PT / PSL / PTN / PL / PPS / PSDC / PRTB / PHS / PSD / PV / PC do B.

Acir disputou a vaga com José Otonio Lima Silva (PFL), que recebeu 12.795 votos (27,38%), e Edison Fidelis de Souza (PMDB), que obteve 11.962 votos (25,60%). O então candidato recebeu 21.966 votos, o equivalente a 47,01% dos votos válidos e foi eleito prefeito do município de Ji-Paraná (RO).

 Em 4 de abril de 2002 o então prefeito renunciou ao cargo, no lugar dele, assumiu o vice-prefeito Leonirto Rodrigues dos Santos (PT).

Acir disputou as eleições em 2002, candidatou-se ao tão pretendido cargo de governador do estado de Rondônia, na coligação composta pelos partidos PDT/PAN. Concorreram ao mesmo cargo, José de Abreu Bianco (PFL), Ivo Narciso Cassol (PSDB), Edgard Manoel Azevedo (PRONA), Natanael José Da Silva (PPB), Ernandes Santos Amorim (PRTB) e Mauro Nazif Rasul (PSB).

Acir obteve 105.000 votos (16.89 % dos votos válidos), ficando em terceiro lugar. Ivo Cassol que obteve 184.085 votos e José Bianco que alcançou 125.739 votos disputaram o segundo turno das eleições, totalizados os votos, Ivo Cassol foi eleito atingindo 348.081 votos (59.07% dos votos válidos).

Nas Eleições de 2006 Acir Gurgacz concorreu ao Senado, apurados os votos, Expedito Gonçalves Ferreira Junior (PPS) obteve 267.728 votos (39,58% dos votos válidos). Acir obteve 210.351 votos (31,10% dos votos válidos). Sendo eleito Expedito Junior

Em novembro de 2009 Acir Gurgacz foi empossado senador, em razão da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia de cassar o diploma de parlamentar do primeiro colocado na disputa de 2006, Expedito Júnior. A decisão do TRE-RO, ocorrida em abril de 2007, foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2008, e ratificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009.

Em 2014 candidata-se novamente ao Senado, obtém 312.614 votos (41,98% dos votos válidos), eleito, garante mandato até Janeiro de 2023.

Almejando ser governador, cargo que ansiou alcançar em 2002, Acir Gurgacz lança candidatura ao governo do estado de Rondônia nas Eleições 2018.

Concorrendo pela coligação Por Um Novo Tempo Para Rondônia, composta pelos partidos PDT / PSB / PTB / DC / PP / PR / SOLIDARIEDADE / PTC, o atual Senador que investiu cerca de Um Milhão e Meio de recursos próprios na sua campanha, teve sua candidatura barrada a três dias da eleição.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou um recurso do senador Acir Gurgacz (PDT) ficando ele de fora da disputa pelo governo de Rondônia nas Eleições 2018. A decisão foi do ministro Jorge Mussi com base na Lei da Ficha Limpa, pois Acir foi condenado por fraude contra o sistema financeiro.

A candidatura de Acir já tinha sido indeferida, por quatro votos a favor, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE). Com o indeferimento no estado, Acir entrou com recurso no TSE em Brasília (DF), que foi negado.

As urnas eletrônicas em Rondônia já haviam sido lacradas no dia 24 de setembro. Portanto, o nome de Acir estava disponível, mas seus votos foram computados como nulos.

Em 25 de setembro, a Primeira Turma do STF determinou o início do cumprimento da pena – ele foi condenado em fevereiro deste ano. Mas como ele era candidato ao governo de Rondônia, a lei eleitoral impedia a prisão – é vedada prisão de candidato 15 dias antes da votação.

Frustrada mais uma vez a sua aspiração de ser governador de Rondônia, O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) se entregou para começar a cumprir pena de 4 anos e 6 meses de prisão imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).   

Atualmente Gurgacz segue trabalhando no Senado durante o dia e dorme no Complexo Penitenciário da Papuda a noite.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook