A educação profissional pode contribuir para a retomada do crescimento econômico

O trabalhador quanto mais capacitado, qualificado, educado profissionalmente, aprimorado periodicamente e, portador de certificados/diplomas de educação profissional, é um inconteste diferencial para todas as funcionalidades das indústrias

Fiero Rondônia
Publicada em 15 de abril de 2021 às 09:25

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) acredita que a educação profissional no Brasil é uma das principais apostas para a melhoria da competitividade da indústria brasileira. O SENAI de Rondônia também possui a mesma percepção, pois são muitas as evidências que corroboram esta realidade. O argumento é do coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Santiago Coelho.

“O trabalhador quanto mais capacitado, qualificado, educado profissionalmente, aprimorado periodicamente e, portador de certificados/diplomas de educação profissional, é um inconteste diferencial para todas as funcionalidades das indústrias. Desta forma, torna-se promotor de elevação da produtividade, da qualidade das entregas de resultados e melhores práticas”, afirmou Coelho.

O Brasil possui um potencial gigantesco da sua população a ser inserida na educação profissional pois, só 11% dos alunos do ensino secundário fazem educação profissional e existe um viés de demanda nacional pelos cursos voltados à educação profissional.

O coordenador ressaltou a importância para o SENAI do projeto PLC 62/2015 aprovado no Congresso Nacional que aguarda a sanção do presidente da República, sobre a criação do Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, comemorado dia 23 de setembro. Nesta mesma data, há 112 anos, por meio do Decreto nº 7.566, houve a criação da Rede Federal de Educação Profissional com a fundação de dezenove Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino de ofícios aos filhos de trabalhadores humildes dos centros urbanos.

Para Coelho, a educação profissional é o caminho para a inserção qualificada do jovem no mercado de trabalho e o SENAI tem papel fundamental neste contexto. “A realidade do mundo laboral só eleva as exigências quanto aos pré-requisitos profissionais para os postulantes aos quadros de profissionais das indústrias, dentre eles está uma robusta formação técnico-profissional.

O coordenador defende que a educação profissional pode contribuir para a retomada do crescimento econômico do país de forma contínua. “Minha afirmação é atestada por 90% da população brasileira (ver dados abaixo da pesquisa de egressos SENAI), pois, uma vez qualificado o profissional trabalhador se tornará mais produtivo, assertivo, inovador, criativo e decisivamente contributivo para a melhoria e para o crescimento econômico perene do país.

Quanto a criação do Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (23 de setembro), Coelho comentou que ter o reconhecimento a ponto de instituir-se o dia nacional alusivo à Educação Profissional e Tecnológica é deveras meritório, porque amplifica significativamente a visibilidade dos programas profissionalizantes e sua importância estratégica para o mundo do trabalho, sensibilizar mais impactante autoridades, empresários e trabalhadores e ainda renovará ciclicamente esta importante opção educacional para a preparação de profissionais com perfil, competências e habilidades demandadas pelas indústrias e pelo mercado.

Evidentemente que o SENAI é a instituição mais proeminente e reconhecida a esse respeito, tanto pelas indústrias quanto pela população em geral. Frequentam nossos cursos anualmente um contingente estimado de dez mil pessoas, CPF e CNPJ.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook