A HISTÓRIA CORRIGIDA: É A TERCEIRA VEZ QUE RONDÔNIA ELEGE CINCO MULHERES PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O quinteto de mulheres eleito para a legislatura 2023-2026, portanto, é um registro que ocorre na história do nosso parlamento pela terceira vez

Sérgio Pires
Publicada em 06 de dezembro de 2022 às 12:28
A HISTÓRIA CORRIGIDA: É A TERCEIRA VEZ QUE RONDÔNIA ELEGE CINCO MULHERES PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Quem não conhece a história a fundo, não deve falar dela sem  estudar profundamente. Neste espaço, há sempre uma preocupação em não se pisar na bola, quando se trata de feitos históricos, principalmente dos que se relacionam com Rondônia. Mas, de vez em quando, mesmo com cuidados, se erra. E o blog errou, na semana passada, quando afirmou que pela primeira vez a Assembleia Legislativa tinha conseguido eleger uma bancada de cinco mulheres e que, tal feito, seria inédito na História do Parlamento rondoniense. Pouco depois da coluna estar no ar, surgiu o primeiro puxão de orelha/colaboração. O ex-governador Daniel Pereira avisou que nos anos 90, já haviam sido eleitas cinco mulheres. Dias depois, foi a vez do competente e respeitado analista político e professor João Paulo Viana vir em socorro do colunista. Ele lembrou que o recorde de cinco mulheres eleitas ocorreu pela primeira vez em 1990 e, para espanto deste escriba de mal traçadas linhas, avisou: o feito se repetiu em 1994, quando novamente cinco mulheres foram eleitas, uma das quais reeleita do mandato anterior. Na legislatura de 1990, chegaram à Assembleia Legislativa Elisabeth Badocha, Ini Fidélis de Souza, Lúcia Tereza, Odaísa Fernandes e Marlene Gorayeb. Na legislatura seguinte, Lúcia Tereza se reelegeu. Com ela, somavam no novo quinteto da bancada feminina: Milene Motta, Suely Aragão, Rosária Helena e Ivone Abraão Pereira.

Destes nomes, várias mulheres se mantiveram na vida pública. Lúcia Tereza, por exemplo, faleceu quando cumpria mais um mandato. Milene Motta teve várias participações na política rondoniense, assim como Suely Aragão, Rosária Helena e Marlene Gorayeb. Ou seja, não é de agora que as mulheres se destacam na política rondoniense. Agora, em 2022, foram eleitas outras cinco deputadas: Ieda Chaves, Cláudia de Jesus, Rosângela Donadon, Gislaine Lebrinha e Dra. Taíssa Sousa. O quinteto de mulheres eleito para a legislatura 2023-2026, portanto, é um registro que ocorre na história do nosso parlamento pela terceira vez. Quem é mais jovem e não acompanhou os grandes momentos da política rondoniense ou chegou aqui bem depois que eles ocorreram, por vezes não sabem de toda a rica História que temos para contar. Ainda bem que temos gente como Daniel Pereira, um rondoniense de coração apaixonado por seu Estado e o professor João Paulo Viana, de quem pode se dizer o mesmo em relação ao amor a esta terra, que correm a corrigir, quando alguém, mesmo sem querer, comete um erro histórico.

AUMENTO DE MAIS DE 70 CENTAVOS NO LITRO DA GASOLINA PODE SER PRESENTE GREGO NO PRIMEIRO DIA DE 2023

Os brasileiros (e os rondonienses, é claro!) podem entrar no domingo, 1º de janeiro de 2023, já com uma péssima notícia para seu bolso. Da noite para o dia, o preço médio do litro da gasolina pode aumentar em nada menos do que 70 centavos e o óleo diesel 33 centavos. Numa tacada só. Foi por isso que representantes dos revendedores de combustíveis estiveram em Brasília, na semana passada, alertando senadores e membros do governo de transição para o risco do que pode ocorrer. E vai ocorrer, caso não seja feita, já no dia 31 deste dezembro, uma nova MP, prorrogando a não cobrança dos impostos federais (PIS/Confins e Cide). A lei atual vale apenas até o último dia deste ano e, caso não seja prorrogada através de uma Medida Provisória, o salto nos preços dos derivados de petróleo será automático. Tanto a entidade nacional quanto o Sindicato dos proprietários de postos de combustíveis em Rondônia, querem deixar bem claro ao consumidor que não terão responsabilidade, caso o problema não seja resolvido. Para se precaver, a federação nacional e seus 34 sindicatos afiliados, incluindo o de Rondônia, já alerta que não tem culpa no caso. “Estamos apreensivos e querendo buscar uma solução, pois o consumidor não vai entender esse aumento e culpará a nós, os revendedores, que estamos na ponta”, disse Paulo Tavares, presidente do Sindicombustíveis do Distrito Federal, resumindo a preocupação dos empresários do setor.

FÚRIA, NOVA LIDERANÇA DA POLÍTICA DO ESTADO, ELEGEU SEU VICE E QUASE COLOCOU A ESPOSA NA CÂMARA FEDERAL

O que tem em comum o deputado estadual eleito por Cacoal, Cássio Góis, o nono mais votado entre os 24 eleitos, com 17.753 votos e a deputada federal, primeira suplente Joliane Tamires Duran Simões? O primeiro é o atual vice-prefeito de Cacoal e Joliane é a primeira dama daquela cidade, casada com o prefeito Adailton Fúria. Foi sem dúvida o prestígio dele, sua popularidade, o destaque que conquistou tanto como deputado estadual quanto como prefeito da sua cidade, que influíram diretamente no bom desempenho nas urnas tanto do seu parceiro político como da parceira do casamento. Joliana por muito pouco não entrou entre os oito eleitos, com seus mais de 24.600 votos. Ficou fora por causa da legenda. Fúria é um jovem político que tem se dado bem perante o eleitorado e sua comunidade. Aos 36 anos, já foi vereador em Cacoal (1.237 votos); depois concorreu a Prefeito, chegando a 12.870 votos, mas perdendo para Glaucione Rodrigues. Em 2018, foi eleito deputado estadual, com mais de 12 mil votos e, no final, dois anos depois, fez 25.791 votos para eleger-se prefeito. Com um mandato recheado de elogios e muitas melhorias na cidade, chegou a ficar contra seu partido, o PSD regional, ao optar por apoiar o governador reeleito Marcos Rocha. Popular e midiático, Fúria ajudou muito a eleger seu vice e, por pouco, não elegeu a esposa. Vamos ouvir falar muito ainda, sobre este Fúria de Cacoal.

ILUMINAÇÃO NO PALÁCIO E NO PARQUE DA CIDADE: CAPITAL EM FESTA PARA O NATAL E O ANO NOVO

Numa cidade onde há tão pouco lazer para sua população, o final de semana teve pelo menos duas grandes atrações para s famílias porto-velhenses. Primeiro, foi a festa de inauguração da iluminação natalina no conjunto de prédios do Palácio Rio Madeira/CPA, sede do governo rondoniense. Um espetáculo de luzes coloridas, que recebeu a visita de centenas e centenas de pessoas, desde que foi oficialmente entregue à população. Mas outro grande evento, com a presença de muita gente, iluminou ainda mais a reta final do ano da Capital. O prefeito Hildon Chaves, ao lado da primeira dama, a deputada estadual eleita Ieda Chaves e seu secretariado, entregaram a reforma total do Parque da Cidade, nos fundos do Shopping, além da inauguração de uma enorme e colorida árvore de Natal. A partir de agora, o parque estará aberto das 17 às 22 horas até o dia 6 de janeiro. Segundo o prefeito Hildon Chaves, a reforma no parque ainda não foi finalizada, faltando apenas detalhes como o asfaltamento do estacionamento para conclusão das obras. .O evento de abertura do Natal Porto Luz 2022 contou com a chegada do Papai Noel, show da Orquestra Villa-Lobos e do cantor Ixã, teatro musical com a equipe da Kira Garcez, ilha temática com personagens infantis e barracas de comidas e artesanatos dos feirantes do projeto Giro.

JUSTIÇA PROÍBE EXÉRCITO DE COMPRAR NOVOS TANQUES. FORÇA MILITAR CONTINUARÁ SUCATEADA

Mais um daqueles rolos enormes, que vão dar muita discussão, porque envolve ninguém menos que o Exército Brasileiro. Mais uma vez, decisão judicial entra em campo, para mudar uma decisão tomada pela força armada. A Justiça Federal cancelou, ao menos de forma liminar, a compra de 98 novos tanques, ao valor de 5 bilhões de reais. Numa conta simples, dividindo o valor da compra pelo número de tanques, cada unidade custaria mais de 51 milhões de reais. A decisão liminar é do desembargador federal Wilson Alves de Souza, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que estava de plantão no fim de semana. Ele acatou liminarmente a ação popular proposta pelo advogado Charles Capella de Abreu. Segundo o magistrado, há "falta de razoabilidade, desvio de finalidade, ilegalidade e até mesmo de elementar bom senso" na compra dos blindados. A argumentação de que é muito dinheiro para investir em armas, quando falta dinheiro para educação e saúde, por exemplo, parece discurso de palanque. O sucateamento das Forças Armadas, não foi colocado na balança, nem os desvios de dinheiro público de bilhões de reais, com histórias que todos conhecemos. Mas, enfim, quem contesta decisão judicial corre risco. Portanto, é melhor se calar...

COVID AINDA ATINGE 11.496 RONDONIENSES E MANTÉM 98 HOSPITALIZADOS, MESMO TENDO PERDIDO QUASE TODA A SUA FORÇA

A Covid voltou mesmo? Na verdade, ainda existem 11.496 pessoas no nosso Estado, que estão acometidas pelo vírus. Delas, 98 estão hospitalizadas. Nenhuma na UTI. Há semanas não há um só óbito. Certamente a força da vacinação em massa (foram aplicadas no Estado nada menos do que 3 milhões e 808 mil doses de vacina) e o enfraquecimento da força do vírus, contribuem para que isso ocorra. Há riscos de mortes ainda? Claro que há, mas principalmente em pessoas idosas e que tenham comorbidades. É sempre bom se prevenir, usando máscaras em ambientes fechados e com aglomerações, embora seja fundamental trocar a máscara a cada duas horas. Os números do Boletim 976 da Secretaria de Saúde do Estado dão conta que, até esta segunda-feira, foram registrados nada menos do que 460.031 rondonienses contaminados e, para imensa tristeza de todos, um total de 7.368 óbitos, por causa desta doença terrível, que assolou o Planeta por dois anos. O vírus da Covid permanecerá entre nós provavelmente por longas décadas. Temos que mantê-lo sob controle, para não sofrermos mais uma vez o que sofremos entre os piores momentos de 2020 e de 2021.

CONFÚCIO E ACIR, ALIADOS A RENAN CALHEIROS, APOIAM PACOTE DE MALDADES CONTRA A VERDADEIRA DEMOCRACIA

Renan Calheiros está entre as figuras mais repulsivas da política brasileira. Só sobrevive porque os vários processos a que responde, estão engavetados nos tribunais superiores. É uma espécie de maldade levada ao Senado pelo voto dos alagoanos, povo a quem ele diz que serve há décadas, mas, obviamente, só se serve dele. Agora, Renan quer colocar a máscara de democrata. Criou projetos de lei que dão ainda mais poderes ao STF, para julgar o que ele chama de “atos antidemocráticos”, ou seja, aqueles atos que quem não pensa como ele e seus aliados, devem ser considerados criminosos. Por de tudo é que, para alcançar este lamentável objetivo, ele conseguiu apoio, com assinaturas, de outros 30 senadores brasileiros, para consolidar este pacote de maldades. Infelizmente para Rondônia, dois dos três dos nossos representantes avalizaram as tristes propostas de Renan, elas sim, medidas claramente antidemocráticas. Tanto o senador Confúcio Moura quanto Acir Gurcacz apoiaram essa parafernália que pode causar sérios danos ao processo da verdadeira democracia brasileira. Confúcio e Acir, com suas adesões, certamente estão indo contra a imensa maioria de rondonienses que os elegeram.

PERGUNTINHA

Por que, na sua opinião, está aumentando cada vez mais a violência nas ruas, com tantas mortes de motociclistas, muitos deles desrespeitando todas as leis básicas do nosso trânsito?

Comentários

  • 1
    image
    Kleiton Ayala 07/12/2022

    O nobre colunista prossegue sua saga de caluniar o Judiciário, notadamente o STF. Não fosse a firme atuação de Alexandre de Moraes e seus pares do Supremo, o país prosseguiria sob a batuta do detetável sanguinário que ainda dorme no Planalto. Mas em breve o genocida dormirá na cadeia. Portanto, senhor escriba, engula a derrota e deixe de remoer esses levianos comentários inverídicos, debitando ao Supremo a derrota do boso. O Supremo salvou o Brasil de um presidente incapaz, imoral, desumano, podre. Jamais tivemos na presidência alguém tão despreparado e desalmado. E nunca o Supremo agiu com tanta correção e vigor, impedindo a ditadura militar e a permanência de um sociopata na presidência.

  • 2
    image
    José Ferreira 06/12/2022

    A ensandecida opinião do colunista acerca do cancelamento judicial da compra de 98 tanques de guerra, cada um custando 51 milhões de reais, revela o quanto o Serginho Bolsonaro anda desajustado. Após deixar o país em frangalhos, com a Educação arrasada, era só o que faltava gastar 5 bilhões para adquirir tanques de guerra! O piresinho, bolsonarista e militarista conhecido, precisa de urgente apoio psicológico. Para ele, é mais urgente encher os quartéis do país de tanques, que combater a fome de milhões de brasileiros. Que guerra atual ou iminente o Brasil enfrenta???  Essas crias da ditadura têm cada ideia!!!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook