A novela da licitação do transporte coletivo de Porto Velho pode ter mais um final infeliz
O enredo da nova novela da licitação, agora tendo como “diretor” o prefeito Hildon, tende a não produzir resultados muito melhores do que a anterior.
FUNCIONÁRIOS – é preciso compromisso das empresas vencedoras da licitação de recontratar os atuais trabalhadores, além dos que ainda estão demitidos do antigo sistema.
VALOR DA PASSAGEM: estabelecer o valor atual da tarifa e a política de reajuste futuros, para os usuários não serem surpreendidos com reajustes como o de 2017.
GRAUTIDADES: como passassem de estudante a R$ 1,00 e gratuidade para idosos, quem vai bancar? Atualmente é o usuário, já que não há qualquer subsídio.
SUBSIDIOS- em outras capitais é comum o município conceder subsídio para bancar as gratuidades e assim reduzir o preço das passagens.
DESONERAÇÃO DE IMPOSTOS – o ICMS sobre o uso do Diesel no transporte coletivo é uma realidade em muitos capitais, como Manaus e Cuiabá, só para ficar nas mais próximas; além de IPVA. Isso representaria mais fator pra redução da passagem. Da parte da prefeitura é possível a desoneração do ISS.
MONITORAMENTO DA FROTA POR GPS – para se acompanhar em tempo real a localização e deslocamento da frota, com uma central de controle na SEMTRAN. Este sistema permite o uso de aplicativos pelos usuários para saber pelo celular, por exemplo, a previsão de tempo para o ônibus passar no ponto mais próximo.
INTEGRAÇÃO – com bilhetagem eletrônica, para permitir que o usuário, ao sair de um bairro, posso ir para qualquer outro ou faculdades, com uma única passagem.
Sem duvida há outros aspectos a serem considerados, como pontos de ônibus e terminais, que se não forem debatidos e contemplados na nova licitação, será mais uma novela com final infeliz, para população e trabalhadores do sistema.
* Itamar Ferreira, é bancário, dirigente sindical, ex-secretário da SEMTRAN e advogado.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook