Acadêmicos do curso de Biomedicina realizam triagens no projeto "Posso escolher"
O projeto, desenvolvido pela Coordenação em Saúde da Mulher, busca trabalhar o planejamento familiar, no Centro de Referência em Saúde da Mulher, tem como objetivo realizar 120 atendimentos em mulheres que tenham interesse de colocar o DIU de cobre pelo SUS.
Nesta quarta-feira (21), acadêmicos do curso de Biomedicina da FIMCA participaram do projeto "Posso escolher", realizado pela Prefeitura de Porto Velho para colocação do dispositivo intra-uterino (DIU) pela rede municipal de saúde. O projeto contará com a participação os estudantes também nos dias 22 e 26.
O projeto, desenvolvido pela Coordenação em Saúde da Mulher, busca trabalhar o planejamento familiar, no Centro de Referência em Saúde da Mulher, tem como objetivo realizar 120 atendimentos em mulheres que tenham interesse de colocar o DIU de cobre pelo SUS.
As mulheres precisam passar por testes rápidos e testes de gravidez, para comprovar que estão aptas para a inserção do dispositivo, pois há contra-indicações. É aí que entra a participação dos acadêmicos de Biomedicina da FIMCA. Eles estão realizando triagem das infeções sexualmente transmissíveis da população feminina que pretende colocar o dispositivo.
Um dos acadêmicos participantes é Hillquias Monteiro Moreira, do 8º período de Biomedicina. Segundo ele, a participação no projeto é uma oportunidade de viver na prática a teoria vista em sala de aula. "Além de estarmos contribuindo com o projeto aprendemos como é a rotina da nossa futura profissão", relata.
O coordenador do curso de Biomedicina, Luan Botelho, destaca a importância deste tipo de atividade para os alunos. "Eles estão prestando um serviço sério e real para a comunidade. Isso aproxima e prepara o acadêmico para o serviço de saúde oferecido no sistema único de saúde. Essas ações capacitam os acadêmico a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo", conta.
Mutirões de limpeza preparam a cidade para o Carnaval em Porto Velho
Esta semana, os serviços de roço, rastelamento, capina, varrição e recolhimento de materiais inservíveis chegaram ao bairro Mocambo.
Equipes de Saúde da família realizam visitas domiciliares em Porto Velho
As visitas acontecem regularmente nas áreas de cobertura de cada UBS.
Escola de Trânsito divulga calendário letivo de cursos para o primeiro semestre de 2019
O foco são os Centros de Formação de Condutores (CFC), e o universo dos jovens futuros motoristas que passarão a atuar como multiplicadores das orientações da educação de trânsito.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook