Equipes de Saúde da família realizam visitas domiciliares em Porto Velho
As visitas acontecem regularmente nas áreas de cobertura de cada UBS.
Equipes do programa Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), realizam visitas domiciliares em vários bairros da capital. Durante as visitas domiciliares, as equipes também estão atualizando os cadastros dos moradores e fazendo o mapeamento das famílias para ampliar o território atendido.
A visita domiciliar, para casos prioritários, é realizada regularmente pelos agentes comunitários de saúde e equipes de estratégia de saúde da família das Unidades Básicas de Saúde. As equipes são formadas por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
As visitas são feitas uma vez por mês ou a cada 15 dias, conforme a necessidade da família. São acompanhadas as pessoas em situação mais vulnerável, que não podem ir até uma unidade de saúde, como acamados e idosos.
“Através dos agentes comunitários, a Semusa identifica os moradores que mais necessitam do acompanhamento e encaminha essa relação de pacientes para a unidade”, explicou, Igor Amorim, gerente da divisão de estratégia de saúde da família.
Atualmente, Porto Velho possui 66 equipes de saúde da família ativas, o que corresponde a 44 % de cobertura na atenção primária. O plano de ação da Semusa é aumentar esse percentual de cobertura para 90%. Com essa ação, a Secretaria de Saúde visa atingir a população que mais necessita de cuidados e que está fora da cobertura da estratégia de saúde da família.
Maria do Socorro Soares, diretora do Departamento de Atenção Básica, explica o que está sendo feito: “Estamos fazendo a identificação das áreas descobertas para reordenarmos os territórios e, assim, definirmos a quantidade de pessoas cadastradas no sistema para cada equipe”.
Na UBS José Adelino, zona Leste da capital, que atende os bairros Ulisses Guimarães, Marcos Freire, Ronaldo Aragão, Airton Sena, Km 21, loteamento Parque Amazônia e loteamento Canaã, cerca de 160 famílias são atendidas, com o reordenamento será possível cadastrar mais famílias.
Escola de Trânsito divulga calendário letivo de cursos para o primeiro semestre de 2019
O foco são os Centros de Formação de Condutores (CFC), e o universo dos jovens futuros motoristas que passarão a atuar como multiplicadores das orientações da educação de trânsito.
Agevisa destaca cuidados que o folião deve ter com alimentos e bebidas durante o Carnaval
“O primeiro cuidado que o folião deve ter é com as condições de higiene do vendedor e do local em que comercializa os produtos”.
Sema começa entregar autorizações para prestadores de serviços ambientais
Sem o cadastro, prestadores não terão acesso ao lixão a partir de 15 de março.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook