Acir Gurgacz comemora autorização para curso de medicina em Ji-Paraná
Gurgacz disse que, agora, o objetivo é trabalhar para que o curso de medicina de Ji-Paraná seja ofertado pela Universidade Federal de Rondônia.
Em pronunciamento nesta segunda-feira (26), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) comemorou o parecer emitido pelo Ministério da Educação favorável à instalação de um curso superior de medicina no município de Ji-Paraná. Segundo ele, essa decisão pode beneficiar muitos estudantes do interior do estado que, por falta de opção, acabam optando por estudar na Bolívia, país vizinho a Rondônia.
Gurgacz disse que, agora, o objetivo é trabalhar para que o curso de medicina de Ji-Paraná seja ofertado pela Universidade Federal de Rondônia. Se isso não for possível, o senador disse que atuará para ampliar os programas de financiamento estudantil, de modo que as famílias possam arcar com os altos custos de um curso desse porte.
— Em Rondônia, nós temos 52 municípios e oito deles ficam no eixo da nossa principal rodovia. Nós temos municípios pequenos, distantes do eixo da BR-364, que oferecem R$ 15 mil de salário para médicos generalistas recém-formados e não há médicos que queiram, que se disponham a trabalhar nas regiões remotas, de maior vulnerabilidade — esclareceu.
O senador também informou que os próximos passos para a instalação do curso de medicina em Ji-Paraná são o credenciamento de propostas junto ao Ministério da Educação, a assinatura do termo de compromisso entre a prefeitura e o MEC; e o processo seletivo entre as instituições de ensino credenciadas.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook