Acolhendo manifestação do MP, TJ mantém medidas cautelares contra magistrado aposentado, investigado nas Operações Partialis e Intocável
O investigado foi aposentado compulsoriamente, por decisão do TJRO, como desdobramento do caso

Acatando manifestação do Ministério Público de Rondônia (MPRO), o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) decidiu, na última segunda-feira (16/6), manter medidas cautelares impostas a um magistrado aposentado compulsoriamente, investigado no âmbito de ações penais decorrentes das Operações Partialis e Intocável.
As restrições judiciais que se buscava reformar incluem o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de viajar para o exterior, de manter contato com investigados pela Justiça e de acessar as dependências do Poder Judiciário na comarca de Buritis.
A reavaliação foi realizada em cumprimento a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que acolheu pedido formulado pela defesa do investigado, determinando o retorno da matéria ao Tribunal Pleno do TJRO para nova apreciação.
Durante o julgamento, o Ministério Público, representado pelo Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Ivanildo de Oliveira, manifestou-se pela manutenção das medidas, até julgamento de recurso que tramita do STJ, destacando a imprescindibilidade dessas providências para assegurar a aplicação da lei penal, bem como para prevenir a ocorrência de novos delitos.
Em sua manifestação, defendeu, por exemplo, a necessidade de manter o monitoramento eletrônico, ressaltando o risco de evasão por parte do réu caso a medida fosse revogada.
Após análise dos autos e por decisão unânime, o Tribunal Pleno do TJRO acolheu a manifestação ministerial e manteve integralmente as medidas cautelares impostas, rejeitando os argumentos apresentados pela defesa.
O ex-magistrado é réu em ações penais decorrentes de duas operações deflagradas em Rondônia, que investigam a suposta prática dos crimes de favorecimento, vendas de sentença, extorsão, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
O investigado foi aposentado compulsoriamente, por decisão do TJRO, como desdobramento do caso.
UNIR abre inscrições para cursos de graduação com seleção pelas notas do Ensino Médio
As vagas disponíveis nesta etapa são as que restaram após a seleção pelas notas do Enem
UNIR sedia Encontro de Reitores da região Norte
Objetivo do evento é debater os desafios e avanços na produção científica e no ensino na região Norte
TCE-RO identifica indícios de graves irregularidades em contrato de R$ 35,7 milhões da Prefeitura de Porto Velho e determina suspensão de pagamentos
A decisão ainda não representa julgamento de mérito, sendo uma medida cautelar para prevenir dano ao erário e garantir o contraditório aos envolvidos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook