Administração alerta para prazo final do recadastramento obrigatório dos servidores municipais da capital

Informações divergentes podem resultar no bloqueio do salário

Texto: Augusto Soares Foto: Felipe Ribeiro
Publicada em 04 de maio de 2023 às 14:29
Administração alerta para prazo final do recadastramento obrigatório dos servidores municipais da capital

Cerca de 7 mil servidores já iniciaram o processo

O dia 31 de maio de 2023 marca o fim do prazo estipulado para que os servidores da Prefeitura de Porto Velho façam o recadastramento obrigatório. Todos devem ficar atentos ao inserir os seus dados, pois qualquer informação divergente poderá resultar no bloqueio do salário.

Conforme o secretário Alexey Oliveira, titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), um dos motivos para esse recadastramento é que a base de dados da Prefeitura é muito antiga e precisa ser atualizada. “A maneira como se fazia esse recadastramento era muito simples e não atingia o objetivo, que era justamente o cadastro completo do servidor”, disse.

Outro motivo é que o recadastramento precisa estar de acordo com a sistemática do governo federal, via eSocial. “Esse sistema exige que a base de dados de cada servidor seja exatamente igual e adequada conforme a Receita Federal, INSS e os demais órgãos”, explica, para facilitar o cruzamento das informações.

“Qualquer palavra, letra, nome, data, filho, ano, qualquer coisa nesse sentido que esteja divergente da base de dados do governo federal, o servidor não pode receber e acaba ficando fora da folha de pagamento”, alerta Alexey Oliveira.

RECADASTRADOS

Ele acrescenta que a adesão ao recadastramento tem sido excelente. Segundo o secretário, cerca de 7 mil servidores já iniciaram o processo. Desse total, mil trabalhadores completaram 100% das etapas e já estão recadastrados.

O secretário pede que os servidores não deixem o recadastramento para última hora, devido o prazo para receber a senha e seguir o passo a passo até completar todo o processo, atendendo todas as exigências.

INSTRUÇÕES

Para facilitar, a Semad disponibilizou um manual com todas as orientações sobre o preenchimento do cadastro que é feito em duas etapas.

Na primeira etapa do processo, o servidor se qualifica, através do CPF. Na segunda fase, o trabalhador recebe no e-mail que ele informou, um link de confirmação de acesso e senha provisória. Depois é só inserir os demais dados e anexar os documentos exigidos.

Comentários

  • 1
    image
    Nelson 04/05/2023

    Como é que vai ser feito se o sistema não funciona?

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook