Advogados pedem que seja respeitada a autonomia dos honorários em precatórios
No pedido, foi solicitado que o edital seja retificado para desvincular a obrigatoriedade de concordância entre credores principais e advogados, permitindo decisões individuais e prorrogando o prazo de adesão, garantindo maior segurança jurídica
Os advogados Hélio Vieira e Zênia Cernov protocolaram um pedido de retificação do Edital nº 9/2024, referente ao Acordo Direto em Precatórios do Estado de Rondônia, junto ao Tribunal de Justiça do Estado e à Procuradoria-Geral do Estado. Segundo eles, o objetivo é alterar a obrigatoriedade de adesão conjunta entre credores principais e advogados titulares de honorários sucumbenciais e contratuais.
Atualmente, o Edital, publicado em 13 de novembro de 2024, exige que ambas as partes aceitem as condições do acordo, o que, segundo os advogados, compromete a autonomia dos profissionais e fere o Estatuto da OAB, que assegura que os honorários são créditos independentes.
A regra tem causado preocupação entre os advogados, já que o deságio de 40% imposto no acordo reduz significativamente os valores, inviabilizando financeiramente a adesão para muitos profissionais.
Além disso, servidores públicos, principais credores, apontam prejuízos nos valores finais recebidos, já que, após o deságio e deduções legais, perdas superiores a 55% têm sido registradas, como em um caso onde um crédito inicial de R$ 710.000,83 foi reduzido a R$ 320.735,32. Há também críticas em relação ao prazo para homologação e pagamento, que pode ultrapassar um ano, sem atualização monetária dos valores.
“Rondônia pode adotar práticas já utilizadas em estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde os honorários contratuais e sucumbenciais podem ser tratados de forma autônoma e a adesão dos advogados é opcional”, reforçou Zênia Cernov.
No pedido, foi solicitado que o edital seja retificado para desvincular a obrigatoriedade de concordância entre credores principais e advogados, permitindo decisões individuais e prorrogando o prazo de adesão, garantindo maior segurança jurídica. Agora, o pedido aguarda análise do Tribunal de Justiça do Estado e da Procuradoria-Geral do Estado.
Educação e saúde caminham juntas na atual gestão do executivo municipal
Milhares de estudantes da rede pública municipal têm sido beneficiados por programas disponibilizados pela atual gestão
Prefeitura de Porto Velho alcança reconhecimento com gestão eficiente e transforma educação
Reconhecimento é validado pelo Ministério da Educação
Recomposição florestal de Áreas de Preservação Permanente é realizada
Foram realizadas o plantio de mudas de espécies nativas, como buriti, copaíba, jucá, samaúma, baguinha e orelha de macaco
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook