Agência Brasil explica: quem pode ser candidato no Brasil
Todos devem cumprir a legislação eleitoral
Este ano, os eleitores brasileiros voltarão às urnas para eleger o presidente da República, deputados federais, estaduais e distritais, senadores e governadores. Para concorrer aos cargos eletivos, todos os cidadãos podem participar da disputa, mas devem se enquadrar nas regras estabelecidas pela Constituição e pela legislação eleitoral.
Para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral, os candidatos devem ter nacionalidade brasileira, estar em pleno exercício dos direitos políticos e devem ter domicílio eleitoral no local da eleição um ano antes do pleito, estando filiados a um partido político pelos menos seis meses antes das eleições.
A idade mínima para candidatura também deve ser respeitada. Os candidatos para os cargos de presidente da República, vice-presidente e senador devem ter 35 anos na data da posse. Para os cargos de governador e vice a idade mínima é de 30 anos, e de 21 anos para quem vai concorrer aos cargos de deputado federal, estadual ou distrital.
Ficha limpa
A Lei da Ficha Limpa também deve ser observada para quem pretende concorrer ao pleito. A norma entrou em vigor em 2010 para barrar a candidatura de condenados por órgãos colegiados por oito anos.
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro de 2022. O eventual segundo turno para votação aos cargos de presidente e governador será no dia 30 do mesmo mês. A diplomação dos eleitos ocorrerá até 19 de dezembro do ano que vem.
Anderson Pereira indica realização de processo seletivo para contratação de professores para atender as APAEs em Rondônia
Em sua justificativa, o parlamentar ressalta que os atuais professores do quadro estão sobrecarregados, o que acarreta no baixo desempenho dos alunos
Breno Mendes exalta parcelas extras do Auxílio Brasil
Valores extras do Auxílio Brasil somam R$ 2.200; saiba quem pode receber e veja calendário do Auxílio Brasil atualizado
TSE promove amanhã (17) palestra sobre cenário eleitoral da América Latina
Profissionais de imprensa que quiserem acompanhar presencialmente têm até as 18h de hoje para fazer a inscrição
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook