Agentes de endemias são capacitados para reforçar combate ao Aedes Aegypti em Cujubim, Cacaulândia e Rio Crespo
A capacitação está sendo conduzida por uma equipe técnica composta por profissionais com vasta experiência na área da vigilância epidemiológica e controle de endemias

O evento reúne especialistas de diversas regiões para aprimorar protocolos, testar planos de contingência e integrar diferentes setores da saúde pública
Publicidade
O governo de Rondônia está intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti com uma capacitação especializada para os novos agentes de combate a endemias nos municípios de Cujubim, Cacaulândia e Rio Crespo. O treinamento, que acontece entre os dias 10 e 15 de março, tem como objetivo preparar os agentes para a identificação de larvas e mosquitos em campo e em laboratório, aprimorar a gestão das informações no Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD) e qualificar o uso de equipamentos essenciais, como nebulizadores motorizados e aspersores residuais para bloqueios epidemiológicos.
A capacitação é promovida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), por meio do Programa Estadual de Controle das Arboviroses, dentro do Núcleo de Doenças Transmitidas por Vetores (NDTV), vinculado à Gerência Técnica de Vigilância Ambiental (GTVAM). Os participantes também serão capacitados na aplicação de larvicidas como o Bacillus thuringiensis israelensis (BTI), seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.
Com foco na eficácia das ações de prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o treinamento aborda temas estratégicos como:
- Utilização do Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD);
- Práticas de taxonomia do Aedes aegypti;
- Execução do Levantamento Entomológico LIRAa/LIA, ferramenta essencial para mapear a presença do mosquito e orientar as estratégias de combate.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “com a capacitação o governo reafirma o seu empenho com a prevenção e o controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, fortalecendo as ações de combate e proteção da saúde pública”, ressaltou.
COMPROMISSO
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, destaca que a iniciativa tem um papel essencial no fortalecimento da vigilância epidemiológica e entomológica nos municípios atendidos. “Nosso objetivo é garantir maior eficiência no controle das arboviroses e reduzir a população de mosquitos transmissores dessas doenças, protegendo a população de Rondônia”, ressaltou.
EQUIPE DE FORMADORES
Treinamento na utilização dos equipamentos de bloqueio químico
A capacitação está sendo conduzida por uma equipe técnica qualificada, composta por profissionais com vasta experiência na área da vigilância epidemiológica e controle de endemias. O professor doutor, Cesarino Aprígio, responsável técnico pela vigilância epidemiológica e laboratorial das arboviroses, fornece dados atualizados sobre a situação epidemiológica e laboratorial das arboviroses no estado de Rondônia, contribuindo para um panorama abrangente sobre os desafios enfrentados na região.
O técnico Christian Ramos, especialista no Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa/LIA), ministra treinamentos voltados ao preenchimento correto de formulários, cadastramento geográfico e estratégias que visam otimizar a coleta e a análise de dados. Esta abordagem garantirá que os agentes capacitados possam atuar de maneira eficiente na coleta de informações sobre a infestação do mosquito.
O técnico em endemias Erenaldo Santos, é o responsável pela parte prática do treinamento, abordando a identificação das espécies de Aedes em campo e a correta utilização dos equipamentos de bloqueio químico. Suas atividades incluem ações fundamentais para garantir que os agentes tenham habilidades técnicas adequadas na execução das ações de controle.
A especialista em entomologia, Alda Eunice Farias Lobato da Cunha, conduz capacitações voltadas à correta identificação dos vetores, tanto em campo quanto em laboratório. Seu conhecimento permitirá que os profissionais aprimorem suas habilidades na taxonomia dos mosquitos, um aspecto essencial para o sucesso das estratégias de combate ao Aedes aegypti.
Aventura em florestas tropicais: roteiros de trekking e exploração
A Amazônia, a Floresta de Chocó e o Parque Nacional de Corcovado estão entre os roteiros
Etiqueta de conservação de energia: entenda a importância dela para o consumidor
Também conhecida como etiqueta de eficiência energética, é uma forma gráfica de ajudar o consumidor a optar pelo eletrodoméstico que faz melhor uso do recurso energético
AS MOENDAS MAIS BONITAS
Sabe essa sensação ruim que pega você no domingo à noite, porque depois, será segunda e você vai ter que trabalhar? Pois é, você tá sendo assassinado!
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook