Aventura em florestas tropicais: roteiros de trekking e exploração
A Amazônia, a Floresta de Chocó e o Parque Nacional de Corcovado estão entre os roteiros

Muitas pessoas amam viajar. Isso não significa, no entanto, que tenham as mesmas preferências. Há quem busque um hotel 5 estrelas para desligar a mente, há quem busque roteiros de trekking para se conectar com a natureza.
Se você faz parte do segundo grupo, com certeza já se pegou explorando o pacote de viagem de aventura. O nicho tem crescido cada vez mais, entregando novas opções de destino e roteiros. Abaixo, você confere dicas para se preparar para essa aventura, com sugestão de três destinos a serem explorados!
Publicidade
Como se preparar para a aventura?
Antes de pensar em destinos e roteiros, é importante ter em mente que uma viagem de trekking requer uma preparação a mais. Afinal, você percorrerá longas distâncias em meio à natureza. Para se proteger, considere os pontos a seguir.
Informe-se o máximo possível sobre o destino e o percurso
Um roteiro de trekking requer uma preparação física adequada e um local propício para esse tipo de turismo. Quando um desses pontos não está alinhado, podem surgir problemas e até mesmo situações que colocam a segurança e a saúde em risco.
Para evitar que isso aconteça, pesquise muito bem sobre o destino antes de iniciar o trekking. Considere a distância, a dificuldade e os limites do seu corpo e da sua mente.
Tenha seus equipamentos
Em roteiros guiados, é comum ter equipamentos para alugar ou até mesmo o acesso a itens inclusos no pacote. Entretanto, é importante se precaver e ter seus próprios equipamentos básicos de trekking.
Isso inclui uma mochila de qualidade, calçados adequados, roupas leves e compatíveis com o clima, equipamentos de navegação (como bússola e GPS), kit de primeiros socorros, água e alimentos energéticos. Com esses itens, você estará preparado para a aventura.
Prefira roteiros com guias especializados
Por mais experiente que você seja, é sempre bom ter um guia especializado para te apoiar durante a prática de trekking. Esse profissional será responsável por planejar o trajeto, auxiliar os praticantes e resolver questões que possam surgir no caminho.
Os guias também costumam possuir um conhecimento aprofundado de trilhas e locais do roteiro, podendo dar uma verdadeira aula sobre a história local e as espécies da natureza durante o trajeto.
Qual roteiro escolher?
Agora que você já sabe os principais pontos pré-aventura de trekking, é hora de conferir três destinos com roteiros incríveis para quem busca aventura.
Amazônia - Brasil
Um dos maiores destinos de trekking está pertinho dos brasileiros! A Amazônia conta com uma variedade de trilhas que permitem a exploração da sua biodiversidade, manifestada em sons, cores e sensações únicas.
O roteiro mais conhecido é a trilha do Rio Negro. Ela pode ser ajustada para diferentes níveis de dificuldade e tem como foco os rios, os igarapés e a fauna aquática da região.
Floresta de Chocó - Colômbia
Ainda na América Latina, outra opção de trekking costuma atrair os brasileiros. Estamos falando da Floresta de Chocó, localizada na Colômbia. Com uma fauna e flora únicas, o local abriga trilhas desafiadoras mas muito compensadoras para quem consegue realizá-las.
Um dos roteiros mais diferentes é a Reserva Natural Rio Ñambi. Nela, existem mais de 300 espécies de aves que podem ser observadas de perto, claro, sempre respeitando a fauna. Ainda é possível encontrar trilhas com níveis mais baixos de dificuldade, cachoeiras e mirantes.
Parque Nacional de Corcovado - Costa Rica
Para quem está disposto a investir um pouco mais e sair da América Latina, o Parque Nacional de Corcovado, na Costa Rica, é uma ótima escolha. Conhecido por ser um santuário da biodiversidade, ele concentra diferentes ecossistemas em mais de 42 mil hectares.
Se você é do tipo de aventureiro que não consegue escolher um único aspecto para explorar, a Estação Sirena é o melhor roteiro. Lá, você poderá ver a vida selvagem, as florestas, os rios e as praias em uma única trilha.
Curso de Manutenção de Motores de Popa incentiva autonomia dos quilombolas
A iniciativa fortalece a autonomia local, impulsiona a sustentabilidade e fomenta novas oportunidades econômicas para as famílias ribeirinhas
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes realiza palestra instrutiva
Palestra tratou sobre a necessidade de implantar a cultura de saúde e segurança nos setores de trabalho
PF combate crimes ambientais em Terra Indígena na região oeste de Rondônia
Operação Ribeirão apreende veículos e destrói estação de rádio clandestina usada para desmatamento ilegal
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook