Agora vai: TSE marca para a próxima quinta-feira, 12, julgamento da prefeita Rosani Donadon
Adversários e MP contestam mandato da emedebista na justiça.
Se nada sair errado, a cidade de Vilhena vai ver, na próxima quinta-feira, 12, o desfecho de um caso que se arrasta desde as eleições de 2016: a prefeita Rosani Donadon (MDB), vencedora do pleito, será julgada pelo TSE nesta semana.
Segundo a pauta de julgamentos da Corte, checada pelo FOLHA DO SUL ON LINE, casos de outros prefeitos pelo país, que tiveram suas eleições contestadas, serão julgadas monocraticamente pelo mesmo ministro: Admar Gonzaga.
Além de advogados contratados pelo empresário Eduardo Japonês (PV), derrotado por Rosani em 2016, também pedem que ela seja condenada à perda do cargo, o Ministério Público Eleitoral. Ambos alegam que a prefeita era “ficha suja” quando disputou a eleição.
O QUE DIZ A DEFESA
A então candidata Rosani Donadon se lançou a prefeita de Vilhena em 2016 acreditando na jurisprudência do TSE, em que pode ocorrer um fato superveniente, que no caso seria o final da inelegibilidade pela reunião em que ela não foi. Este foi o caminho seguido por Expedito Júnior na eleição, anterior quando disputou o governo e teve registro. Também confiante que o tribunal possa reaver o fato concreto e revisitar o tema para retirar a inelegibilidade pela reunião da qual ela não participou, a menos de três dias das eleições em 2008. O que pode ocorrer: a Corte tem nova composição de ministros e o entendimento pode ser alterado e anular a decisão do TRE que conferiu o registro a Rosani e Darci (Cerutti, o atual vice-prefeito). Ocorrendo a perda do registro e determinado novas eleições, sendo possível o STF como no caso do governador de Tocantins, manter a prefeita no cargo até o o julgamento do recurso extraordinário no Supremo.
Caso Rosani saia vitoriosa do julgamento, a polêmica se encerra e ela cumpre os mais de dois anos de mandato que lhe faltam. Caso perca, Vilhena terá que voltar às urnas para escolher um novo prefeito. Ou prefeita.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook