Agricultoras familiares vão realizar exames preventivos contra câncer de mama em ação da Emater
A ação é dirigida pelo escritório da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), em Ji-Paraná
Além do alerta a cuidados com a saúde, extensionistas da Emater-RO promovem outras atividades com as agricultoras
Distribuídas em dois grupos, 40 produtoras rurais da agricultura familiar vão fazer o exame de mamografia gratuitamente pela campanha “Outubro Rosa” do Hospital do Amor. A ação é dirigida pelo escritório da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), em Ji-Paraná.
Os exames de mamografia serão realizados a 20 mulheres na terça-feira (20), a partir das 13h. No dia 28, outras 20 agricultoras serão submetidas ao mesmo exame que começa a ser feito às 8h. Elas estão sendo direcionadas ao Hospital do Amor de Ji-Paraná, local dos exames. O chamamento a cuidar da saúde está sendo coordenado pela extensionista rural Eliene Novais.
“Nós observamos que nem todas as agricultoras se atentam para a importância da realização do exame mamográfico anualmente. Por conta disso, elaboramos uma parceria com o Hospital do Amor para que essas mulheres sejam examinadas”, explica a extensionista Novais, que assumiu mais essa responsabilidade em favor das mulheres, em 2015.
Hospital do Amor de Ji-Paraná é uma extensão do Hospital do Amor da Amazônia
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o rastreamento mamográfico deve ocorrer em mulheres com idades entre 40 a 69 anos. A ação da Emater é um serviço oferecido à população rural por meio de eventos como o “Dia Especial de Saúde”.
Nestes encontros entre técnicos do órgão e sitiantes são tratados diversos temas, especialmente aos relacionados à prevenção de doenças. A partir do encontro são organizadas ações específicas de encaminhamento a exames e consultas clínicas.
Eliene Novais detalha que destes direcionamentos já foram identificados muitos casos de produtoras com nódulos nos seios e que estão em tratamento. O exame de mamografia é realizado gratuitamente no Hospital do Amor de Ji-Paraná, que se mantém por meio de doações, está localizado na rua Manoel Franco, entre as ruas T-3 e T-4, no bairro Nova Brasília. Uma extensão do Hospital do Amor da Amazônia, localizado em Porto Velho. No caso de suspeitas, o material é colhido para a realização de biopsia e a paciente é encaminhada a tratamento.
Porto divulga edital de licitação para cessão onerosa de áreas
Porto Público divulga edital de licitação para cessão onerosa de áreas no poligonal em Rondônia
Regulamentada cooperação judiciária para agilizar andamento de processos
Mais, os atos de cooperação poderão abranger a obtenção e apresentação de provas, a coleta de depoimentos e a intimação de testemunhas
Recusa a procedimento cirúrgico não afasta direito de costureira a pensão mensal
Para a 3ª Turma, ninguém pode ser constrangido a realizar tratamento médico
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook