Agricultores participam da campanha Novembro Azul

As palestras fazem parte da campanha mundial Novembro Azul, encampada pelo estado de Rondônia, para combater o câncer de próstata, e incentivar práticas de prevenção das principais doenças crônicas do universo masculino

Enoque de Oliveira Fotos: Arquivo da Emater-RO
Publicada em 14 de novembro de 2019 às 12:25
Agricultores participam da campanha Novembro Azul

Agricultores ouvem as orientações sobre a prevenção do câncer de próstata

Para promover a saúde do homem, especialmente a do agricultor, extensionistas da Emater-RO em Ji-Paraná realizam palestras com profissionais da saúde para orientar os homens da zona rural sobre as doenças crônicas que mais afetam a população masculina, entre elas o câncer da próstata, o diabetes, pressão arterial, tabagismo, obesidade e doenças cardiovasculares.

As palestras fazem parte da campanha mundial Novembro Azul, encampada pelo estado de Rondônia, para combater o câncer de próstata, e incentivar práticas de prevenção das principais doenças crônicas do universo masculino.

O trabalho conta com a participação do bioquímico Jose Brás da empresa Biocal, que é um estudioso do assunto e explica de modo didático para os ouvintes as razões porque o homem não pode deixar de fazer os exames preventivos para o câncer de próstata, e também, adotar hábitos saudáveis.

Os homens com idade acima cinquenta anos devem fazer o exame da próstata, sem exceção, e para homens que tenham histórico de câncer na família, parentes próximos como: irmãos, pais, tios ou avós devem fazer os exames a partir de 45 anos, diz o doutor Braz.

O câncer da próstata é uma doença silenciosa que pode não apresentar sintomas no início, não dói e não é aparente, mas é grave. No entanto, se for diagnosticado na fase inicial, tem cura em 98% dos casos.

Existem muitos mitos e preconceitos em relação ao exame, no entanto, não existe apenas um tipo de exame para a próstata. O exame pode ser de sangue, de imagem, como a ultrassonografia, ou de toque. Mas a indicação de qual, ou quais exames serão necessários, será sempre do médico.

Durante a palestra realizada na Linha Gosoli, comunidade São Francisco, da Gleba G em Ji-Paraná, os agricultores compareceram acompanhados de suas esposas e puderam tirar todas as duvidas, sem nenhum constrangimento e participaram de uma descontraída confraternização com distribuição de um kit saúde, com folhetos informativos e preservativos, sorteios de brindes e um saboroso lanche oferecido pela extensionista Eliene Novaes e seus colegas da Emater-RO.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Adequações no PJe podem acelerar execuções fiscais
CNJ

Adequações no PJe podem acelerar execuções fiscais

Criado em maio desde ano, o GT trabalha para melhorar a automação e a governança na condução dos processos de execução fiscal que, atualmente, somam cerca de 30 milhões de feitos e equivalem a cerca de 40% de todo o acervo do Judiciário brasileiro