Agroindústria e artesanato mostram produção nesta quinta-feira no estacionamento do Palácio Rio Madeira
Seagri promove na quinta-feira, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, a Exposição Agroindústria Familiar, com melhor da produção animal, vegetal e do artesanato
A vitrine da agroindústria familiar está de volta, estimulando a produção e fortalecendo a economia
Nesta quinta-feira, 31, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) promoverá, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, a Exposição Agroindústria Familiar, que reúne o melhor da produção vegetal, de origem animal e do artesanato. Dezessete agroindústrias de Porto Velho e de diferentes regiões irão mostrar o melhor de suas propriedades.
Segundo informou a coordenadora de agricultura familiar na Seagri, Regiane Lucas, três artesãos vêm do interior e dez são de Porto Velho. Segundo ela, a exposição oferece uma linha cada vez maior de produtos do campo, mostrando a Rondônia tudo aquilo que aqui é produzido com qualidade.
O evento faz parte do Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar do Estado de Rondônia (Prove), que se estende a longas distâncias, entre elas, o distrito de Nova Califórnia, a trezentos quilômetros da Capital, onde atuam pequenos agrossilvicultores do Projeto Reca.
“Com a exposição, a Seagri incentiva a agregação de valor a cada idem comercializado, garantindo segurança nas entregas comerciais locais; ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar); e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)”, explicou a assessora técnica das agroindústrias, Monalissa Pereira.
O setor tem obtido excelentes resultados, passando a fornecer também a unidades das Forças Armadas.
Segundo a assessora, não apenas os preços acessíveis e a visibilidade produtiva são fatores positivos nesse evento:
“Quem visita e compra está ajudando uma família a permanecer no campo, com o devido amparo”, ela disse.
Próximos eventos já têm data marcada
VITRINE
Na edição deste mês participarão agricultores familiares de Ariquemes, Candeias do Jamari, Colorado do Oeste, Jaru, Nova União, Porto Velho, Theobroma, e Vilhena.
“Temos novidades”, anunciou a assessora. “A torta alemã produzida em Vilhena, e a presença de duas produtoras de plantas ornamentais em vasos, acrescentou.
Essas plantas – rosa do deserto e suculenta, entre outras – têm permissão da Agência Idaron, a fim de evitar a circulação de insetos ou pragas.
De Colorado do Oeste virão facas artesanais, carrinhos de madeira, entre outros; de Jaru, raspas de coco; de Vilhena, mel de abelha e embutidos defumados; de Ariquemes, iogurte; de Nova União, polpa de frutas. Da bacia leiteira de Rondônia, queijos em diversos formatos.
No geral, os municípios listados na atual edição apresentarão o melhor em café, chocolate artesanal, cocadas e doces diversos, linguiça calabresa, palmito, pimentas e condimentos (queima-boca), salame, charques, e polpas de fruta.
As próximas edições acontecerão em 29 de abril; 30 de junho; e 29 de julho. A exceção é o mês de maio, devido à Feira Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.
Fórum Regional de Fortalecimento da Rede + Brasil será realizado no mês de abril em Porto Velho
O 15º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede + Brasil será realizado no próximo dia 19 de abril, às 8 horas
BIRA LOURENÇO apresenta ‘LABORATÓRIO SONORO DO UNIVERSO AMAZÔNICO’ em oficinas temáticas on line
Projeto do percussionista Bira Lourenço conta com o apoio do Rumos-Itaú Cultural 2019-2020
Escola de Cacoal cria carteirinha para melhorar logística e oferecer mais segurança aos estudantes
A Escola Josino Brito funciona no sistema tempo integral e atende 400 estudantes, das 7:30 até 17 horas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook