ALE-RO derruba veto do Governo e mantém emenda do deputado Anderson que transforma socioeducadores em Agente de Segurança Socioeducativo
Emenda garante também que os cargos de diretores sejam ocupados exclusivamente por socioeducadores de carreira.
Os socioeducadores do estado de Rondônia conquistaram nesta terça-feira (10) um reconhecimento histórico na Assembleia Legislativa. Na sessão ordinária, os deputados estaduais atenderam o pedido do deputado Anderson do Singeperon (PROS) e derrubaram o veto parcial do Governo nas emendas de sua autoria para transformar o cargo de Socioeducador em Agente de Segurança Socioeducativo.
O Veto Parcial 052/18 atingia as emendas feitas pelo deputado Anderson no Projeto de Lei Complementar nº 182/17, que dispõe sobre a Organização e Estrutura do Poder Executivo do Estado de Rondônia. É nessa proposta que o sistema socioeducativo foi desvinculado da Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus), sendo criada a Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Feasa).
“Com a rejeição ao veto, vimos resgatar a essência da profissão de socioeducador no estado, que sempre teve como função fim manter a segurança nas unidades socioeducativas, garantindo que as demais atividades de educação e ressocialização sejam executadas”, ressaltou o deputado Anderson.
Além da mudança de nomenclatura, a emenda mantida do deputado assegura também que os cargos de diretores de Unidades Socioeducativas serão exclusivamente ocupados por socioeducadores.
Na tribuna, o parlamentar agradeceu o apoio dos colegas e afirmou que muitas questões envolvendo os servidores ainda faltam serem discutidas. “Valorização, condições de trabalho, plano de carreiras são alguns pontos que precisam ser debatidos”, destacou.
“O sistema socioeducativo brasileiro é também um problema de segurança pública. Por isso, defendo penas mais rígidas porque a sociedade anda assolada e com medo, onde na maioria das vezes quem está vendendo droga na esquina ou praticando crimes são menores de 12 a 17 anos”, criticou Anderson.
Com a derrubada do veto, a proposta segue para promulgação pela Presidência da Casa de Leis.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook