Alertas de prevenção a doenças virais e suporte logístico aos municípios são intensificados pelo governo de RO
O governo vem intensificando alerta à população sobre importância de adotar medidas básicas de saúde, com hábitos preventivos, a fim de conter ocorrência de agravos respiratórios
Governo de Rondônia orienta população a seguir algumas medidas simples, destacando a importância de hábitos preventivos para conter a ocorrência de doenças respiratórias
Para evitar possível aumento de casos de doenças virais neste início de ano, o governo de Rondônia vem intensificando o alerta à população sobre a importância de adotar medidas básicas de saúde, com hábitos preventivos, a fim de conter a ocorrência de agravos respiratórios. Junto a essa força-tarefa, sob a coordenação da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), os 52 municípios recebem fornecimento contínuo de insumos, incluindo suporte logístico e operacional disponibilizado, para garantir assistência adequada aos rondonienses.
O vice-governador em exercício, Sérgio Gonçalves, enfatizou que, o governo está trabalhando para assegurar que todos os municípios recebam o suporte necessário, de maneira integrada com as prefeituras para distribuir insumos médicos, fortalecer a estrutura das unidades de saúde e garantir que as equipes estejam capacitadas para atender a população.
Segundo a gerente técnica de Vigilância Epidemiológica da Agevisa/RO, Maria Arlete da Gama Baldez, os sintomas mais comuns das infecções virais incluem febre, espirros, nariz entupido ou escorrendo, tosse seca, dores no corpo e cansaço, podendo estar associado a sintomas gastrointestinais (diarreia ou vômitos). “Ao apresentar algum desses sinais, é essencial que a pessoa busque orientações médicas e tome os cuidados necessários, como o uso de máscara em ambientes públicos, lavagem frequente das mãos e distanciamento social sempre que possível”, explicou.
PREVENÇÃO
De acordo com a Gerência de Vigilância Epidemiológica, é essencial que a população siga algumas medidas simples, mas eficazes, para proteger a saúde durante este período, tais como:
- Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel;
- Manter o ambiente ventilado;
- Cobrir a boca ao tossir ou espirrar;
População pode procurar postos de saúde em todo o estado, onde são ofertados testes e imunizantes
- Evitar aglomerações para prevenir a propagação de doenças;
- Vacinas contra a gripe e covid-19;
- Uso de máscara, quando necessário, especialmente em locais fechados;
- Evitar contato com pessoas doentes ou com sintomas gripais;
- Fortalecer o sistema imunológico, com alimentação saudável, hidratação e exercícios físicos regulares;
- Manter objetos pessoais limpos;
- Cuidados com a saúde respiratória, como evitar fumar ou se expor a ambientes com fumaça, e utilizar umidificadores de ar para manter as vias respiratórias hidratadas.
ORIENTAÇÃO
A Agevisa/RO, ressalta ainda que, a imunização é uma das principais formas de prevenção, sendo necessário que todo cidadão mantenha seu calendário de vacinação atualizado, evitando o surgimento de complicações mais graves. A população pode procurar postos de saúde disponíveis aos usuários em tRondônia, onde são ofertados testes e imunizantes.
Da mesma forma, é relevante ter atenção com a automedicação ao sentir sintomas de gripe ou resfriado, considerando que o uso incorreto de medicamentos pode prejudicar a recuperação. Em geral, caso a pessoa sinta qualquer sintoma que sinaliza algum desconforto maior, a orientação é buscar atendimento médico o quanto antes para evitar complicações.
RONDÔNIA PERDE MAIS UM RICO PERSONAGEM: JORGE PEIXOTO SAI DE CENA DEPOIS DE FAZER GRANDE SUCESSO
Jorge Peixoto teve uma vida de trabalho duro e conquistas, sempre se destacando por onde passou
Pesquisa de Satisfação do Detran-RO alcança resultados e fortalece relacionamento com cidadão
A Pesquisa de Satisfação é uma ferramenta fundamental para captar a opinião dos usuários e identificar pontos de melhorias
Benefícios concedidos pelo governo de RO no pagamento do IPVA 2025 promovem alívio financeiro ao contribuinte
As pessoas com deficiência (PcD) têm direito à isenção do IPVA, na compra de veículos com valores de até R$ 120 mil
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook