Alinhamento entre governo federal e governo estadual garante avanços para o enfrentamento à pandemia em Rondônia

A mais recente conquista foi a ampliação de doses da vacina contra a Covid-19, repassadas para o Estado, onde quase 50 mil doses foram distribuídas aos municípios rondonienses

Secom Fotos: Frank Néry/ Ésio Mendes Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 22 de janeiro de 2021 às 18:05
Alinhamento entre governo federal e governo estadual garante avanços para o enfrentamento à pandemia em Rondônia

Estreito relacionamento com a Presidência da República viabiliza medidas para, em conjunto, salvar vidas

A pandemia colocou Rondônia e o mundo inteiro em uma grande e inédita batalha contra um vírus e neste cenário desafiante para a humanidade, o Governo do Estado tem buscado constantemente, no estreito relacionamento com a Presidência da República, medidas para, em conjunto, salvar vidas, com o recebimento de repasses financeiros, adoção de protocolo medicamentoso, aparelhamento de hospitais e a imunização dos rondonienses.

A mais recente conquista foi a ampliação de doses da vacina contra a Covid-19, repassadas para o Estado, nesta primeira etapa, pois mesmo o Brasil sendo surpreendido com baixa das doses estimadas, devido ao atraso da chegada da vacina (AstraZeneca-Oxford) produzida na Índia, e contando apenas com a CoronaVac, quase 50 mil doses foram distribuídas aos municípios rondonienses.

Durante a missão na distribuição das doses da vacina nos polos regionais da Saúde, na terça-feira (19) e quarta-feira (20), o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, agradeceu ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e ao Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pela quantidade de doses enviadas para Rondônia e pelo trabalho firme desenvolvido no país quanto ao Plano Nacional de Vacinação.

O Governo de Rondônia já recebeu 25 ventiladores pulmonares, sendo 20 de leitos e cinco de transporte, usados em ambulâncias, enviados pelo governo federal, através do Ministério da Saúde, para reforçar o combate à doença. O governo federal ainda contribuiu com a distribuição dos 4.800 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, que foram repassados para os 52 municípios de Rondônia através do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RO).

Rondônia recebeu ventiladores pulmonares do governo federal para aparelhar hospitais

Rondônia também seguiu o protocolo de tratamento medicamentoso. Assim como o presidente do Brasil, o governador defendeu que na luta travada contra a Covid-19 era necessário usar as armas que existem para salvar vidas, como a distribuição de medicamentos à população para tratamento precoce da doença.

Através de drive-thrus, os que testaram positivo receberam kit de medicamentos. O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), encaminhou para os 52 municípios o medicamento de tratamento da Covid-19. A Sesau criou um fluxo de distribuição de unidades de cloroquina através das regionais da Saúde.

Outra grande contribuição do governo federal foram os repasses financeiros para o enfrentamento à pandemia. O mais recente ocorreu neste mês de janeiro, com o envio ao Estado de Rondônia de mais de R$ 17 milhões, a maior parte dele, o governo estadual decidiu distribuir para os municípios, a fim de ajudar no combate à doença.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook