Aluna surda finaliza Curso Técnico de Informática e agora é acadêmica de ADS no próprio IFRO
A conclusão do curso foi comemorada pela comunidade do Campus Ji-Paraná
A estudante surda Daniele Morais Rocha concluiu o curso técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. A Cerimônia de Certificação do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio ocorreu no dia 11 de julho. A egressa foi selecionada no Processo Seletivo 2023/2 para o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).
A conclusão do curso foi comemorada pela comunidade do Campus Ji-Paraná. “A certificação da Daniele é motivo de muito orgulho para a comunidade estudantil. É satisfatório ver a nossa aluna concluindo o curso. Os desafios foram imensos porque ainda precisamos avançar muito na inclusão, pois ser um instituto inclusivo deve ser de fato nossa missão. Quero parabenizar nossa aluna e todos os envolvidos nesse processo”, afirmou a Coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne/IFRO/Ji-Paraná), Alice Cristina Souza Lacera Mello Souza.
Para a Tradutora e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa (TILP), Ivanete Maria Ambrósio, “inclusão, acolher, cuidar, seja ela em qualquer contexto que aluno possa estar incluído. Eu me alegro quando vejo mais uma etapa concluída na sua vida, você é um exemplo de superação”, Ivanete finalizou dizendo: “que a sua perseverança, luta e dedicação sirva de incentivo para que outros surdos vejam que são capazes. Enxergo um lindo futuro na sua vida, pois sei do seu potencial”.
Segundo David de Souza Oliveira (Nino), “a Daniele é um exemplo de superação, foco e perseverança. Sinto-me muito honrado como TILP em fazer parte dessa história e ter contribuído nessa etapa da vida dela. É muito importante pro Instituto Federal e pra Daniele ser a primeira ALUNA SURDA a ter concluído o ensino médio técnico em Informática. Enfrentou com muita dificuldade a consolidação do conteúdo e sempre buscando se adaptar à linguagem e aos métodos usados. Deus abençoe você Daniele nessa nova jornada, que venha o ‘ADS’”.
“Chegar a esse momento de conclusão de curso técnico e ensino médio da aluna surda Daniele me leva a refletir sobre todo o processo até aqui percorrido. No início houve incertezas, erros, mas o que fica é a persistência e superação a cada desafio. Durante esses 4 anos no IFRO, percebo como a aluna desenvolveu e se encontrou no curso. Aprendemos com ela a melhor forma de interpretar e ensinar. Vejo na Daniele muita vontade, esforço e capacidade de chegar aonde ela quiser. Me sinto muito grata de ter feito parte dessa conquista que, de certa forma, é de todos nós que lutamos a cada dia pela inclusão. Sucesso sempre em sua vida Daniele!”, frisou Suellen da Silva Miranda Moreira
Conforme a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Carvalho Pivetta, a unidade via atendimento realizado pelo Napne “tem obtido êxito e garantido a permanência dos alunos com deficiência. A colação de grau da aluna Daniele é um exemplo disso, não apenas pelo êxito na obtenção do grau de Técnica em Informática, mas também pela aprovação dela no processo seletivo para o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no PS 2023/2”.
“Daniele continua estudando com a gente, agora no nível superior. Aprende a Daniele, aprendemos nós, isso é inclusão. Parabéns à Daniele, parabéns aos servidores do IFRO, em especial aos membros Napne e intérpretes de libras”, pontuou a Diretora.
1ª Exposição fotográfica Mulher Notável começa amanhã e vai até o dia 15
Na exposição, a fotografa, Fernanda Amaral, estará fazendo as fotos do evento, que tem Eliane Carneiro como curadora
MPF convida universidades em Porto Velho e Ji-Paraná para firmarem convênios com o órgão
Medida é pré-requisito para alunos das instituições de ensino participarem de processos seletivos
TRT-14 cria canal de denúncias contra assédio eleitoral no ambiente de trabalho
Com o objetivo de possibilitar um espaço de respeito, empatia e democracia nas relações de trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) criou um canal de denúncias com foco no combate ao assédio eleitoral no ambiente de trabalho do TRT-14
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook