Presidente do Sinafisco-RO é reeleito para o conselho de administrativo do Iperon

O presidente do SINAFISCO-RO, Emílio Márcio de Albuquerque, se candidatou à reeleição do CAD/IPERON, sendo eleito com 371 votos

Assessoria/Sinafisco
Publicada em 31 de julho de 2023 às 11:03
Presidente do Sinafisco-RO é reeleito para o conselho de administrativo do Iperon

No dia 20 de julho de 2023 (última quinta-feira), o Instituto de Previdência do Estado de Rondônia – IPERON realizou eleições para eleger os novos conselheiros do Conselho de Administração (CAD) da autarquia para os próximos anos. Por ocasião de problemas técnicos, a comissão eleitoral prorrogou a votação com encerramento para às 15h do dia 21. Ao final do dia já foi divulgado o resultado, tendo em vista que o processo eleitoral se deu de forma eletrônica pela internet, facilitando assim a apuração.

O pleito deste ano teve novo formato, com voto direto dos servidores em seus candidatos, conforme prevê a Lei 1.100/21. Foram aprovados onze candidatos dentre os inscritos para concorrerem a seis vagas de representantes dos servidores ativos, e mais dois inscritos para concorrerem a uma vaga de representante dos aposentados e pensionistas. Dos seis eleitos para representar os servidores ativos nesta eleição, os três mais votados exercerão mandatos de três anos, e os outros três exercerão mandato de dois anos inicialmente. Sendo assim, daqui a dois anos o IPERON realizará novas eleições para nova composição de três vagas (com mandatos definitivos de 3 anos a partir daí), instituindo a alternância de metade dos integrantes no conselho de tempos em tempos. O representante dos aposentados e inativos exercerá mandato de três anos.

O presidente do SINAFISCO-RO, Emílio Márcio de Albuquerque, se candidatou à reeleição do CAD/IPERON, sendo eleito com 371 votos. É formado em economia pela UNIR, servidor de carreira da Secretaria de Finanças de Rondônia, ocupante do cargo de Analista Tributário da Receita Estadual desde 2003. Atualmente é membro do Conselho de Administração do IPERON e segundo ele próprio, pretende dar continuidade ao trabalho já desenvolvido na autarquia. 

O CAD/IPERON é o órgão superior de deliberação da instituição e grandes decisões são tomadas lá. Hoje o IPERON administra mais de R$ 4,5 bilhões de reais, e a expectativa é de que estes recursos aumentem ano a ano até garantir com segurança a aposentadoria de todos os servidores estaduais de Rondônia.

Grandes mudanças aconteceram nos últimos anos, tornando o IPERON hoje um dos mais sólidos Institutos de Previdência do país.  Entre as grandes mudanças citamos a LEI N° 5.111, DE 1° DE OUTUBRO DE 2021, que Dispõe sobre o Plano de Amortização do déficit atuarial do Regime Próprio  de Previdência Social do Estado de Rondônia, que previu, inicialmente, aportes periódicos dos poderes e órgãos estaduais (de seus próprios orçamentos) que totalizarão mais de R$ 10 bilhões de reais ao longo de 35 anos (2022-2056).

A posse dos novos eleitos será ainda definida pela direção do órgão.

Comentários

  • 1
    image
    schneider 31/07/2023

    O Emílio é uma pessoa altamente capacitada que com certeza exercerá sua função no Iperon de forma inteligente.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook