Ampliação das atividades do projeto Rua de Lazer foi discutida em reunião entre secretarias do município

Ação agora passa a se chamar “Rua de Lazer e Cidadania”

Marilza Rocha Foto: Leandro Morais
Publicada em 17 de fevereiro de 2022 às 14:23
Ampliação das atividades do projeto Rua de Lazer foi discutida em reunião entre secretarias do município

Proposta reuniu diversas secretarias municipais para ampliação do projetoProposta reuniu diversas secretarias municipais para ampliação do projeto

Uma reunião entre secretarias municipais discutiu a unificação de atividades em diversas áreas para fazerem parte de um único projeto que será realizado na capital e distritos de Porto Velho. O evento, proposto pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), aconteceu na última quarta-feira (16), no auditório do Prédio do Relógio, sede do executivo municipal.

Na abertura da reunião, a secretária da Semes, Ivonete Gomes, explicou que a proposta surgiu através da execução das atividades do projeto Rua de Lazer, quando a pasta concluiu que além do esporte e lazer, outras ações poderiam ser realizadas em parcerias com as secretarias do município.

Dessa forma, uma vez por mês, ações integradas nas áreas de esporte e lazer, educação, meio ambiente, assistência social, trânsito, cultura e serviços básicos, estariam à disposição da população da capital e distritos.

Com a proposta acatada, o município autorizou a mudança de nome do projeto Rua de Lazer para “Rua de Lazer e Cidadania”. Ainda na reunião foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho para fazer o planejamento e um calendário de ações, que será realizado na capital e nos distritos da BR e do baixo Madeira, de março a dezembro deste ano.

Ivonete Gomes, secretária municipal de esporte e lazer Ivonete Gomes, secretária municipal de esporte e lazer

Com isso, a Semes continuará com as atividades recreativas e esportivas como pintura de papel e facial, basquete de rua e jogos de mesa e futsal. A Secretaria de Turismo (Semdestur) levará para as comunidades a emissão de RG, Carteira de Trabalho, aplicação de questionário socioeconômico, e também apresentação dos pontos turísticos da cidade.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) ofertará atendimentos de vacinação, aferição de pressão e orientação médica. As ações para prevenir situações de vulnerabilidade e risco social serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) que ofertará, ainda, serviços de atendimento psicossocial, condicionalidades do programa Bolsa Família (Auxílio Brasil), serviços do programa Família Acolhedora CREAS/PETI, além de serviço do Cadastro Único, entre outros atendimentos.

Outra pasta que fará parte do projeto Rua de Lazer e Cidadania é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) que atuará na tenda de educação ambiental, doação de mudas, castração de animais, doação de ração para animais domésticos e plantio de árvores.

Rua de Lazer ampliará serviços ofertados a comunidades Rua de Lazer ampliará serviços ofertados a comunidades

Já a Fundação Cultural do município (Funcultural) levará atividades, como teatro de bonecos e show de calouros. A Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) atuará com educação no trânsito e lazer. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusb) ficará responsável pela limpeza no local, promover palestras de educação ambiental, montagem de tenda para a realização de dinâmica com as crianças e conscientização sobre a destinação correta do lixo, entre outros temas.

Por fim, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) trabalhará com ações de saúde na escola e inscrições de crianças e adolescentes na chamada escolar. A Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) auxiliará na organização das ações nas localidades, tanto nos distritos da BR-364, como na região do baixo Madeira.

Participaram da reunião, além da secretária, o adjunto da Semes e a equipe técnica, o representante da Câmara Municipal, vereador Vanderlei Silva, o superintendente de Integração e Desenvolvimento Distrital, Cleberson Paulo Pacheco; a secretária-adjunta da Semasf, Joelma Ramos Holder; e representantes das seguintes secretarias: Semdestur, Sema, Semed, Semusa, Semusb, Semtran e a Fundação Cultural.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook