Ampliação das atividades do projeto Rua de Lazer foi discutida em reunião entre secretarias do município
Ação agora passa a se chamar “Rua de Lazer e Cidadania”
Proposta reuniu diversas secretarias municipais para ampliação do projeto
Uma reunião entre secretarias municipais discutiu a unificação de atividades em diversas áreas para fazerem parte de um único projeto que será realizado na capital e distritos de Porto Velho. O evento, proposto pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), aconteceu na última quarta-feira (16), no auditório do Prédio do Relógio, sede do executivo municipal.
Na abertura da reunião, a secretária da Semes, Ivonete Gomes, explicou que a proposta surgiu através da execução das atividades do projeto Rua de Lazer, quando a pasta concluiu que além do esporte e lazer, outras ações poderiam ser realizadas em parcerias com as secretarias do município.
Dessa forma, uma vez por mês, ações integradas nas áreas de esporte e lazer, educação, meio ambiente, assistência social, trânsito, cultura e serviços básicos, estariam à disposição da população da capital e distritos.
Com a proposta acatada, o município autorizou a mudança de nome do projeto Rua de Lazer para “Rua de Lazer e Cidadania”. Ainda na reunião foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho para fazer o planejamento e um calendário de ações, que será realizado na capital e nos distritos da BR e do baixo Madeira, de março a dezembro deste ano.
Ivonete Gomes, secretária municipal de esporte e lazer
Com isso, a Semes continuará com as atividades recreativas e esportivas como pintura de papel e facial, basquete de rua e jogos de mesa e futsal. A Secretaria de Turismo (Semdestur) levará para as comunidades a emissão de RG, Carteira de Trabalho, aplicação de questionário socioeconômico, e também apresentação dos pontos turísticos da cidade.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) ofertará atendimentos de vacinação, aferição de pressão e orientação médica. As ações para prevenir situações de vulnerabilidade e risco social serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) que ofertará, ainda, serviços de atendimento psicossocial, condicionalidades do programa Bolsa Família (Auxílio Brasil), serviços do programa Família Acolhedora CREAS/PETI, além de serviço do Cadastro Único, entre outros atendimentos.
Outra pasta que fará parte do projeto Rua de Lazer e Cidadania é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) que atuará na tenda de educação ambiental, doação de mudas, castração de animais, doação de ração para animais domésticos e plantio de árvores.
Rua de Lazer ampliará serviços ofertados a comunidades
Já a Fundação Cultural do município (Funcultural) levará atividades, como teatro de bonecos e show de calouros. A Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) atuará com educação no trânsito e lazer. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusb) ficará responsável pela limpeza no local, promover palestras de educação ambiental, montagem de tenda para a realização de dinâmica com as crianças e conscientização sobre a destinação correta do lixo, entre outros temas.
Por fim, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) trabalhará com ações de saúde na escola e inscrições de crianças e adolescentes na chamada escolar. A Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) auxiliará na organização das ações nas localidades, tanto nos distritos da BR-364, como na região do baixo Madeira.
Participaram da reunião, além da secretária, o adjunto da Semes e a equipe técnica, o representante da Câmara Municipal, vereador Vanderlei Silva, o superintendente de Integração e Desenvolvimento Distrital, Cleberson Paulo Pacheco; a secretária-adjunta da Semasf, Joelma Ramos Holder; e representantes das seguintes secretarias: Semdestur, Sema, Semed, Semusa, Semusb, Semtran e a Fundação Cultural.
'É uma conquista da sociedade', diz presidente da OAB/RO sobre PL que atualiza Estatuto da Advocacia e reforça a defesa das prerrogativas
“É uma conquista de toda a sociedade. Quanto mais a advocacia está amparada para trabalhar, com advogados respeitados, mais o cidadão tem a garantia do direito à ampla defesa e ao devido processo legal”, defende Márcio Nogueira
Rayle Santana Barbosa é a presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero LGBTQI+
Com experiência na comissão após ter ocupado o cargo de vice-presidente, Rayle destaca que a Comissão pode promover avanços reais na busca pela igualdade e pelos direitos da população LGBTI+
Em reunião, Jovem Advocacia apresenta projeto para arrecadar alimentos e roupas para pessoas em vulnerabilidade social
Participaram da reunião os presidente da Jovem Advocacia das Seccionais Acre, Tocantins, São Paulo e Roraima; das Subseções de Cacoal, de Buritis e de Vilhena
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook