Aplicativo ajuda síndicos e moradores a denunciar violência doméstica em condomínios
Ferramenta da uCondo garante anonimato e segurança aos moradores que reportarem e projeto de lei prevê obrigação de síndicos e administradoras condominiais de todo o Brasil a denunciarem os casos
Em 2022, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram reportados mais de 75 mil casos de violência doméstica no Brasil. Sabendo que condomínios residenciais e comerciais podem ser palco de muitos crimes como este, a startup uCondo (www.ucondo.com.br), por meio de seu aplicativo de administração condominial, passou a aceitar denúncias anônimas a fim de facilitar o combate dessas situações.
“Seja por medo, vergonha ou falta de um canal seguro de confidencialidade, muitos moradores deixam de denunciar casos que podem estar acontecendo na porta ao lado. Quando existe uma ferramenta ao alcance de apenas um toque, é possível salvar vidas”, declara o CEO da uCondo, Marcus Nobre.
As denúncias podem ser feitas no aplicativo da uCondo, por meio da ferramenta “Chamados”, que serve para os moradores notificarem ocorrências no local. O envio das informações é feito direto para a gestão do condomínio, sem acesso à identidade da pessoa que denuncia. Dessa forma, garante a segurança e anonimato do morador e o responsável pode dar o tratamento correto para a situação.
Conforme a legislação de alguns estados, os síndicos e administradores são obrigados a reportarem à Polícia Civil casos de violência doméstica denunciadas em condomínios residenciais e comerciais. Atualmente, o Projeto de Lei 4941/20, que tramita na Câmara dos Deputados, prevê que a obrigatoriedade seja estendida para todo o território nacional.
“Vivemos em uma sociedade onde, por muito tempo, as pessoas olhavam para o lado ao conviverem com brigas entre casais ou crianças castigadas com agressões. Demorou, mas hoje as pessoas entendem que não devemos nos calar frente a qualquer tipo de violência. Acredito que, além das denúncias, para que situações de violência doméstica em condomínios sejam erradicadas, os síndicos e as administradoras também devem conscientizar os moradores por meio de comunicados, que podem ser disparados no próprio aplicativo, além de cartazes nas áreas comuns, por exemplo”, orienta o executivo.
Sobre a uCondo - Fundada em 2015, por Marcus Nobre (CEO), Leonardo Mack (COO), Juliano Corso (CTO) e Ivan Benkendorf (PM), em Curitiba (PR), a uCondo é uma plataforma online que otimiza a operação das administradoras de condomínios, o dia a dia do síndico e comodidade para moradores. A empresa se destaca no mercado por trazer uma solução inovadora para o setor e que cabe no bolso: um sistema e um aplicativo que oferecem uma jornada completa de comunicação e gestão financeira condominial. Conecta síndicos, administradoras, moradores, porteiros e bancos em um único lugar. Atualmente, a startup reúne mais de 3,5 mil condomínios e mais de 320 mil usuários. A empresa conta com parcerias do Banco Inter e da construtora MRV, além de ter sido acelerada pelo Oxigênio, LIGA, Porto Seguro, Plug & Play também, pelo programa Scale-Up Endeavor. A uCondo faz parte do Órbi Conecta, o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, além do Cubo em São Paulo. Para saber mais, acesse o site da uCondo.
Padrões de tensão 127 e 220 Volts: entenda as diferenças entre as tensões elétricas fornecidas em cada instalação
O que são as tensões elétricas disponíveis para o funcionamento dos equipamentos elétricos em casa? A Sil Fios e Cabos Elétricos explica
Após Ação Civil Pública do MPRO, servidor que beneficiava empresas em licitações é condenado
De acordo com o TJRO, embora a defesa do acusado negue ato de improbidade, os argumentos não convenceram os julgadores
Quais as diferenças entre os tipos de chuteiras?
Na hora de escolher entre society, quadra ou campo, é preciso considerar algumas particularidades
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook