Apoio da AROM garante abastecimento de vacinas em Rondônia
A mobilização com o apoio da AROM foi determinante para garantir a regularização dos estoques de vacinas
Cerca de 4,3 milhões de doses de vacinas foram enviadas para Rondônia entre 2023 e 2024. O Ministério da Saúde reforçou a oferta de imunizantes nos últimos meses, após um período de escassez de diversos tipos de vacinas em todo o país, incluindo em 45% dos municípios rondonienses. O estado inicia o ano reforçando a imunização da população e ampliando a cobertura vacinal.
O reabastecimento é fruto de uma mobilização da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que contou com o apoio da Associação Rondoniense de Municípios (AROM). Em setembro de 2024, a CNM encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde cobrando urgência nas soluções para a falta de imunizantes.
De acordo com o Ministério da Saúde, por intermédio do diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, 100% do abastecimento de todas as vacinas do calendário básico foi realizado, incluindo contra a meningite, coqueluche e Covid-19. Essas possuem reservas suficientes para atender a demanda neste primeiro semestre de 2025.
O ministério também anunciou soluções para enfrentar a escassez mundial de insumos para vacinas, como é o caso da varicela. Foram contratados novos fornecedores, visando garantir a normalização dos estoques até o primeiro semestre deste ano.
A mobilização com o apoio da AROM foi determinante para garantir a regularização dos estoques de vacinas. A associação reforça que, a partir de agora, é necessário garantir que as vacinas cheguem à população, através do trabalho das secretarias municipais de saúde.
A AROM continuará monitorando a situação, de forma a garantir a regularidade dos estoques de vacinas, garantindo a saúde dos rondonienses, atuando como ponte entre os municípios e o governo federal.
Prefeito realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho
Iniciativa reforça compromisso com a gestão pública eficiente e voltada para resultados
Dia do início da colheita do café Conilon tem nova data em Rondônia
A nova lei objetiva fomentar a cultura cafeeira no estado, estimulando o turismo rural, práticas de comercialização e incentivo às novas tecnologias de cultivo e processamento
Nova lei em Rondônia estabelece diretrizes para prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes nas escolas
A nova legislação representa um avanço na promoção da saúde infanto-juvenil e garante o diagnóstico precoce, tratamento adequado e a inclusão
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook