Aprender a empreender: projeto move oportunidades para adolescentes em cumprimento de medida
Projeto Aprender a Empreender oferece oficinas de artesanato e empreendedorismo para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa
Projeto Aprender a Empreender oferece oficinas de artesanato e empreendedorismo para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa
As adolescentes em cumprimento de medida da Unidade de Internação Provisória e Sentenciada Feminina (Unif), que fazem parte do projeto Aprender a Empreender, iniciativa que oferece oficinas de artesanato e empreendedorismo para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, participaram na quinta (5) e sexta-feira (6), da feira Giro do Empreendedor, no espaço organizado pelo Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em Porto Velho, com estande de vendas de produtos artesanais Rondônia.
O projeto Aprender a Empreender conta com técnicas de artesanato diversos, como crochê, macramé, biscoitos decorados, e trabalhos em EVA. Além dos trabalhos manuais, produzidos durante o período de internação, as adolescentes passam por aulas de planejamento de vendas. Todas as aulas de artesanatos e empreendedorismo são realizadas pelas equipes da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Rondônia (Fease) – responsáveis pelas atividades da Unif. A iniciativa é mantida com apoio da Fundação e doações da sociedade civil. Os lucros são revestidos em insumos para produção de novas peças e às adolescentes, valorizando assim, sua mão de obra.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o governo investe em projetos que contemplem atividades que promovam ressocialização, proporcionando aos adolescentes em cumprimento de medida novas perspectivas em suas trajetórias de vida.
O presidente da Fease, Antônio Silva, salientou que, “o desenvolvimento de habilidades manuais, a promoção da criatividade, o fortalecimento da autoestima e a integração social das adolescentes privadas de liberdade é resultado do comprometimento de todos os órgãos para colaborarem com o processo socioeducativo.”
A assessora pedagógica da Fease, Katiana Nunes, destacou que a importância do empreendedorismo na socioeducação, desempenha uma função na transformação social e no desenvolvimento para os socioeducandos em um contexto inclusão, no mercado de trabalho.
O MPRO tem sido um grande incentivador do projeto, acompanhando a produção sempre que vai à unidade e, além disso, atuando como ponte para inserção na feira Giro Empreendedor, evento promovido pelo Executivo Municipal de Porto Velho. O Promotor de Justiça, titular da 21ª Promotoria, Matheus Gonçalves Sobral, enfatizou que a instituição recebeu com entusiasmo a participação do Aprender a Empreender. O evento traduz a implementação de um processo socioeducativo mais humanizado e atento ao alcance de seus objetivos. “É fundamental destacar a relevância da atividade pedagógica, que se propõe a estimular a criatividade e o empreendedorismo das pessoas atendidas pelo sistema socioeducativo. O MP reconhece a importância do projeto e se coloca sempre à disposição para atuar como parceiro na construção de um programa de atendimento mais proveitoso.”
Jornalista Fernanda Fogaça e vereador Everaldo Fogaça recebem Prêmio Empreendedor Notável 2024
Vereador Everaldo Fogaça (PSD), jornalista Fernanda Fogaça e Juvenil Coelho diretor do Instituto Phoenix
Festa dos Jornalistas arrecada quase uma tonelada de alimentos
“Evento que aconteceu no último final de semana, reuniu cerca de 400 profissionais da comunicação rondoniense”
Já fiz muito por Porto Velho
Porto Velho, uma potência por minha causa. Então, viram por que a capital subiu o nível?
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook