Artigo apresenta relações entre constituição brasileira e o constitucionalismo moderno
São três forças que, em interação, garantem longevidade às constituições que as preservam, na medida em que promovem a estabilidade (segurança jurídica) e a variabilidade (inovação) do texto constitucional
Em um artigo de análise teórico conceitual, João Gaspar Rodrigues apresenta, à luz do constitucionalismo moderno, três propriedades centrais da Constituição Federal de 1988: a força normativa, a sua dinâmica de atualização (teoria especular) e a crença coletiva no imperativo constitucional. São três forças que, em interação, garantem longevidade às constituições que as preservam, na medida em que promovem a estabilidade (segurança jurídica) e a variabilidade (inovação) do texto constitucional. O texto Força normativa, teoria especular e imperativo constitucional foi publicado na quinta edição da e-Revista CNJ.
O mestre em ciências jurídico-políticas pela Universidade de Coimbra recorre às origens históricas das constituições para mostrar como a Magna Carta de 1215 na Inglaterra garantiu, por meio de um acordo entre o monarca da época e barões ingleses, mecanismos que assegurassem o cumprimento das normas e dos direitos previstos em um dos primeiros registros históricos do constitucionalismo moderno. Séculos depois, a garantia da força normativa da Constituição deixou de caber a uma comissão indicada pela nobreza. Mesmo assim, as constituições mantiveram a supremacia da ordem jurídica com o desenvolvimento institucional dos órgãos judiciários, principalmente.
Para explicar o conceito da teoria constitucional especular, Gaspar Rodrigues usa a imagem do espelho como analogia da capacidade de o texto constitucional ser atualizado. De acordo com a representação do autor do autor, que também atua como promotor de justiça do Estado do Amazonas, a Constituição se modifica, como um espelhamento dinâmico das mudanças sociais. A interação desses dois princípios (força normativa e teoria especular) com o elemento subjetivo do imperativo constitucional, presente na sociedade e nas instituições do Estado regidos por uma constituição, garante ao coletivo proteção aos seus direitos fundamentais e à própria democracia.
e-Revista CNJ
A Revista Eletrônica CNJ veicula trabalhos acadêmicos com foco no Poder Judiciário e prestação de serviços jurisdicionais no Brasil. Ela também publica julgados importantes do Plenário do Conselho. A edição atual apresenta 16 artigos que abordam os cinco eixos da Justiça, dentre os quais, o incentivo ao acesso à justiça digital. Publicada semestralmente, a e-Revista do CNJ segue requisitos exigidos pelo sistema Qualis-Periódicos – gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A produção é coordenada pela Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica (SEP) do CNJ, cujo titular, Marcus Livio Gomes, é o editor-chefe da publicação. A organização é de responsabilidade do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) e todos os artigos enviados para apreciação são analisados tecnicamente por pareceristas anônimos, com doutorado na área e indicados pelo Conselho Editorial da e-Revista do CNJ.
Laboratório de Inovação do CNJ desenvolve guia de política para pessoas em situação de rua
A oficina Design Sprint RUAS, de desenvolvimento do Manual de Implantação, aconteceu de forma virtual entre os dias 3 e 8 de novembro e está sendo realizada de maneira presencial na terça-feira (9/11), na sede do CNJ, e nesta quarta-feira (10/11), no TJDFT
Revertida decisão que permitia a município do Paraná receber diferenças do FPM por erro em censo
Para a seção, em função do princípio da anualidade orçamentária, não é possível aplicar, em meio ao exercício financeiro, novos coeficientes de cada município no FPM
Para Sexta Turma, desvio de finalidade no uso de recursos do Finor configura crime financeiro
Segundo os autos, uma empresa obteve recursos do fundo para a realização de um projeto agropecuário na Bahia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook