“As Fake News constituem uma ameaça à própria democracia”, diz presidente em exercício, no TSE
Viana defendeu o combate vigoroso à divulgação de notícias falsas como forma de defender a própria democracia do país.
O presidente em exercício da OAB, Luiz Viana, participou na tarde da última quinta-feira (16) da abertura do Seminário Internacional Fake News e Eleições, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo do seminário é estimular formas de impedir ou minimizar a divulgação de notícias falsas nas eleições municipais de 2020, com base na experiência adquirida no último pleito. Viana defendeu o combate vigoroso à divulgação de notícias falsas como forma de defender a própria democracia do país.
“As consequências negativas da conjugação entre fake news e plataformas digitais são incalculáveis, uma vez que o debate público é distorcido, corrompendo-se a liberdade de expressão e o direito à informação, dois dos principais trunfos da democracia ante os demais regimes políticos”, disse ele. “Em contextos eleitorais, o impacto da desinformação tende a ser ainda mais nocivo. Assim, não é exagero afirmar que as fake news constituem uma ameaça à própria democracia, na medida em que podem deturpar os resultados eleitorais. Não se pode admitir que abusos eleitorais interfiram na soberania das urnas. É imprescindível criar mecanismos efetivos para impedir a difusão das fake news”, afirmou Viana.
Ele salientou que a OAB tem colaborado com o país no esforço de combate às fake news. “A OAB acredita que a manutenção da democracia só é possível com a possibilidade de a mídia atuar livremente. Nesse sentido criamos, logo no início da nossa gestão no Conselho Federal, o Observatório Permanente de Liberdade de Imprensa, que atuará na defesa do pleno exercício do jornalismo e da livre expressão do cidadão brasileiro”, lembrou o presidente em exercício da OAB.
Segundo Viana, o Brasil vive hoje um quadro de intolerância que tem derivado para a violência. “Esse é um dado preocupante para o país. A crise política, econômica e social tem posto à prova o funcionamento das instituições. Nesse cenário, temos enfrentado verdadeiras milícias digitais que utilizam as fake news para envenenar a política com ódio, medo e mentira”, criticou ele.
Viana elogiou a iniciativa do TSE em promover o seminário. “Gostaria de cumprimentar a atuação do Tribunal Superior Eleitoral, especialmente sua presidente, a ministra Rosa Weber, que elevou o combate às fake news ao patamar de prioridade da Justiça Eleitoral, como evidenciado pela promoção deste seminário”, declarou ele.
Ao lado do presidente em exercício da OAB, compuseram a mesa de abertura do seminário a ministra Rosa Weber, Presidente do TSE, a ministra Claudia Gintersdorfer, encarregada de negócios a.i. da União Europeia no Brasil, o ministro Luiz Fux, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a diretora do serviço de instrumentos de política externa da União Europeia, Hilde Hardeman, e a Procuradora Regional da República, Raquel Branquinho.
Passados 500 dias, Queiroz segue sem explicar origem de dinheiro suspeito
Klein prepara um pedido de habeas corpus para tentar evitar um possível pedido de prisão para o seu cliente.
Comissão de Defesa das Prerrogativas atua para garantir celeridade de acesso à advocacia aos processos administrativos da Supel
“As demandas da advocacia são fundamentais, pois são detalhes que muitas vezes atrapalham ou impedem o exercício da profissão no dia a dia”.
Presidentes da OAB/RO e do Cremero conversam sobre as prerrogativas de advogados e de médicos
A reunião foi em virtude da decisão do Conselho Seccional de informar o Cremero sobre violação à prerrogativa de advogada que foi impedida de acompanhar perícia médica.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook