As vantagens que um curso de inglês on-line oferece

Liberdade geográfica, flexibilidade de horários e aprendizagem individualizada são alguns dos benefícios de estudar à distância

Da redação/Foto: Freepik
Publicada em 21 de junho de 2022 às 10:45
As vantagens que um curso de inglês on-line oferece

Com a popularização das atividades virtuais, o ensino à distância ganhou força.

Nesse novo cenário, desde o início da pandemia, a procura por cursos de inglês on-line mais do que dobrou, apresentando considerável alta em 2021, conforme estudo feito pela Catho Educação. Liberdade geográfica, flexibilidade de horários e aprendizagem individualizada são algumas das vantagens dessa modalidade.

Segundo o levantamento da Catho, alguns canais de aprendizagem de inglês que se propõem a ensinar o idioma a estudantes brasileiros adultos em qualquer lugar do mundo ganharam mais de 50 mil seguidores.

A procura por cursos de inglês pode ser importante especialmente para quem nasceu no Brasil. Um levantamento feito pelo British Council apurou que somente 5% dos brasileiros falam o idioma, e apenas 1% da população é fluente. Cerca de 40% das pessoas que estabeleceram metas para 2021 indicaram que desejam aprender inglês, de acordo com dados da 7Waves.

Falar inglês contribui, por exemplo, para melhores oportunidades profissionais. Outra pesquisa realizada pela Catho, divulgada em 2021, mostrou que quem tem proficiência na língua inglesa pode receber um salário até 60% mais alto que um colega que fala somente português, desempenhando a mesma função e tendo o mesmo cargo na companhia.

Com a possibilidade de aprender uma nova língua pela internet, as vantagens são percebidas e a globalização pode ser uma aliada no momento de buscar a fluência.

Liberdade geográfica

Tanto o mundo corporativo, com experiências profissionais, quanto o mundo particular, repleto de vivências pessoais, estão permeados pela globalização. Com uma internet de qualidade, por exemplo, as barreiras geográficas são reduzidas e o mundo passa a caber em uma tela.

Seja uma conferência de trabalho ou um encontro descontraído on-line, a distância física pode não ser mais um impedimento. Com essa possibilidade, estudar inglês à distância oferece a vantagem da liberdade geográfica, em que não é preciso se deslocar para estudar, seja em casa, no parque, na cafeteria ou numa viagem.

Flexibilidade de horários

A flexibilidade de horários é um fator com o qual os estudantes de inglês on-line podem contar. Isso porque, geralmente, as aulas ficam gravadas e podem ser acessadas no dia e na hora que o aluno tiver disponibilidade.

Dessa forma, pode-se também aprender no próprio ritmo, rever lições, repetir exercícios e memorizar o conteúdo de maneira cômoda. Além de ser possível conciliar a atividade com outras programações, como trabalho, academia e família.

Aprendizado individualizado

Ao estudar on-line, o aluno personaliza seu percurso de lições, exercícios e prática. É possível, por exemplo, optar por cursos de inglês que, além das aulas semanais, oferecem atividades como lives, encontros de conversação e debates para esclarecer dúvidas.

Essa é uma forma de cada aluno ficar livre para, dentro de um programa com orientações e recursos, escolher como irá traçar o percurso do aprendizado, respeitando os seus limites e otimizando os seus talentos.

Planejamento

Os cursos on-line, em linhas gerais, visam a alcançar certo objetivo em um tempo determinado, conforme cada proposta e turma de nivelamento. Sendo assim, é possível que o estudante avalie a sua intenção com o curso de inglês – fazer aulas de introdução básica, melhorar alguma habilidade como leitura e escrita, treinar a conversação, entre outros – e defina metas e prazos junto aos professores.

Vale ressaltar que, mesmo com prazos estipulados pelo curso e pelo próprio estudante, não existem fórmulas mágicas no aprendizado de uma nova língua. Sendo assim, é importante que haja um trabalho em conjunto, no qual o aluno precisa fazer a sua parte, seguir um cronograma de estudos e manter a constância e a dedicação.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook