Assédio moral nas instituições públicas será debatido em seminário
O evento acontece no dia 5 de maio, no edifício-sede do TJRO
O Poder Judiciário de Rondônia realizará, no dia 5 de maio de 2023, das 8h às 12h, um seminário, aberto ao público, para debater a necessidade da prevenção e do combate a condutas abusivas no âmbito das relações de trabalho. A ação é promovida pela Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação (TJRO) em parceria com o Comitê Gestor Interinstitucional da Política de Equidade de Gênero, de Raça e Diversidade do Estado de Rondônia (TJRO, Emeron, MPRO e TRT14) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
O seminário “Assédio Moral nas Instituições Públicas” será realizado no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça de Rondônia. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas por meio deste link.
A programação do evento conta com a participação das palestrantes Janine Kieling Monteiro, doutora em Psicologia, e Vanderleia Dal Castel Schlindwein, doutora em Serviço Social. Ambas com experiência em saúde mental do trabalhador, com ênfase no assédio moral.
Assédio Moral
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o assédio moral no ambiente de trabalho é um comportamento irracional, repetido, em relação a um(a) determinado(a) empregado(a) ou a um grupo de empregados(as), criando um risco para a saúde e para a segurança. Ou seja, é caracterizado por um comportamento ofensivo, humilhante, que desqualifica ou desmoraliza por meio de ataques vingativos, cruéis e maliciosos, com o objetivo de causar prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação, criando ambiente excludente e de deterioração das relações de trabalho.
O assédio moral é um fenômeno antigo, embora recentemente tenha recebido maior atenção dos especialistas das relações de trabalho, considerando que a sua incidência afeta negativamente o ambiente laboral, a evolução da gestão de pessoas e o desenvolvimento das organizações.
Diante dessas circunstâncias é urgente a construção de ações preventivas no combate ao assédio moral no ambiente de trabalho, o que contribui para a promoção e fortalecimento da autoestima das pessoas envolvidas, além de oferecer preparo para que as vítimas de assédio saibam identificar a violência sofrida, e quais os caminhos devem percorrer para buscar ajuda.
Sistema socioeducativo é tema de reunião do GMF, em Rondônia, com juiz auxiliar da Presidência do CNJ
Juízes(as) membros do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário apresentaram ações desenvolvidas nas varas infracionais
Escola rural que teve projetos contemplados com verbas pecuniárias em Rolim de Moura recebe visita de juíza da comarca
Unidade que atende 440 alunos implantou projeto de leitura e climatização de salas com recursos
Acusado de matar esposo da tia é condenado a mais de 18 de prisão pelo Tribunal do Júri, em Cerejeiras
Segunda a sentença de pronúncia, o crime aconteceu no mês de dezembro de 2021, durante um churrasco em família
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook