Atendimento Odontológico Pré-Natal acontece no L-1 Maringá
Gestantes participaram de consultas e de palestras informativas
Cerca de 40 gestantes participaram recentemente do Mutirão de Atendimento Odontológico Pré-Natal, promovido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em anexo à Unidade Básica de Saúde (UBS) L1 Maringá (2º distrito).
O coordenador de Saúde Bucal do Departamento de Atenção Básica (DAB), Willian Pereira Dantas, disse que a ação é uma oportunidade para as mulheres que estão grávidas tirarem dúvidas e receberem orientações para fazer a higiene bucal corretamente.
“Provavelmente, esse mutirão será realizado uma vez ao mês pela equipe de Saúde Bucal do DAB, que entrevista os pacientes e faz o exame físico de todos os tecidos da boca. Quando necessário, a equipe faz o agendamento para iniciar o tratamento”, informou Willian Dantas.
Durante a ação, grávidas participaram das palestras sobre alimentação saudável, ministrada pela nutricionista Stéphanie Oliveira Cavalcante, que comentou sobre a importância do aleitamento, nutrientes necessários para a gestante e o que deve ser evitado; e planejamento familiar, com a assistente social, Solange Boaventura, que comentou a respeito da idade emocional e biológica, estrutura familiar, entre outros pontos importantes.
Willian Dantas explicou que a finalidade do mutirão é a redução dos índices de morbidade e mortalidade materno-infantil, com o pré-natal odontológico. “O nosso intuito é dar visibilidade à população sobre a importância do atendimento bucal no período gestacional”, explicou o coordenador.
O Ministério da Saúde recomenda que todas as gestantes realizem, ao menos uma vez, a consulta odontológica durante o pré-natal. Neste momento, é de extrema importância fazer atividades de educação, promoção da saúde e também de prevenção de agravos, relacionados à própria saúde e a do bebê.
Diretores e vices são capacitados sobre execução de recursos em escolas
Gestores também receberam orientações sobre programa exclusivo de Ji-Paraná
Encerradas palestras de prevenção às drogas e à gravidez na adolescência
O projeto foi promovido pela Semusa, em escolas estaduais e municipais
Pacientes do CAPS podem realizar agendamentos pelo WhatsApp
A ferramenta também pode ser usada para dúvidas e solicitações
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook