Audiência pública debate Plano Estadual de Combate ao Suicídio em Rondônia

​​​​​​​Airton Gurgacz colhe propostas para planejamento de ações preventivas em todo o Estado.

Assessoria
Publicada em 18 de setembro de 2017 às 17:30
Audiência pública debate Plano Estadual de Combate ao Suicídio em Rondônia

Autor da Lei Ordinária 4030/17, que institui a Semana Estadual de Combate ao Suicídio, e da Lei Ordinária 4060/17, que cria o Plano Estadual de Combate ao Suicídio, o deputado Airton Gurgacz (PDT) coordenou na manhã desta segunda-feira (18), audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa. Foi discutida a prevenção ao suicídio, através da implantação do Plano de Combate, que deve ser feito pelo Governo do Estado a partir do próximo ano.

De acordo com o deputado, as estatísticas mostram um enorme crescimento nos casos de suicídio em todo o Estado nos últimos anos e o objetivo da audiência pública foi colher propostas que juntas possam ajudar na formação do plano estadual, que terá a função de apoiar as ações preventivas em todo o Estado.

“Temos acompanhado muitos casos de suicídio em Rondônia e os números mostram que na maioria dos casos as vítimas apresentam sinais de depressão, emitem sinais como forma de pedidos de socorro, mas por não possuir no Estado uma política pública neste sentido, não conseguem apoio e acabam consumando o fato, gerando muita dor para as famílias e para toda a comunidade”, destacou Airton Gurgacz.

Presentes na audiência pública, representantes de faculdades, clubes de serviços, Ministério Público, igrejas, associações, órgãos governamentais e estudantes apresentaram propostas que serão discutidas em reunião acordada com a Secretaria Estadual de Saúde, a fim de se construir o plano.

“Saímos muito satisfeitos desta audiência pública e com a certeza de que demos os primeiros passos para ajudar no processo de apoio à vida no que diz respeito ao combate ao suicídio. O próximo passo é trabalhar para que a Secretaria de Estado de Saúde assuma o seu compromisso de implantar o Plano de Combate e com ele em funcionamento, possamos reduzir o número preocupante de casos de suicídio e tentativas que são registrados em Rondônia. Sabemos do tabu que ainda é se falar em suicídio, mas não podemos fechar os olhos para esse mal que é realidade e está acometendo famílias em todos os nossos municípios”, finalizou o deputado.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook