Audiência pública sobre porte de arma para advogados ocorre na OAB/RO
O debate foi transmitido ao vivo pelo Facebook da instituição e pela Rádio Caaro e estará disponível no canal de Youtube da OAB/RO.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) promoveu, na manhã desta quinta-feira (01), uma audiência pública para debater sobre o porte de arma para a advocacia. O debate foi transmitido ao vivo pelo Facebook da instituição e pela Rádio Caaro e estará disponível no canal de Youtube da OAB/RO.
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, explica que a audiência pública teve como objetivo conhecer a opinião dos advogados sobre o assunto para que depois a Seccional possa se manifestar em relação ao Projeto de Lei 343/2019, que visa incluir entre os direitos dos advogados o de ter arma de fogo para defesa pessoal. Ele diz ainda que uma consulta direta será encaminhada por e-mail a todos os advogados rondonienses para que se manifestem.
“Esta é uma questão que precisa ter amplo debate entre os advogados. A posição da Seccional em relação ao assunto será definida com a participação de todos os envolvidos”, fala Elton Assis.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), Elton Fülber, parabenizou a diretoria da Seccional pela iniciativa de levar a discussão para a advocacia, “que de forma democrática, está escutando toda a advocacia”.
Rodrigo Batista, que defendeu o porte de arma para advogados, explanou que a advocacia é uma atividade de risco e que a categoria deve ser tratada de forma isonômica com magistrados e membros do Ministério Público. “Segundo a Constituição Federal, somos indispensáveis à justiça, tal qual os juízes e promotores. O que defendo é a liberdade de escolha”.
Já o advogado Ronny Ton Zanotelli ponderou que o debate não se trata se o advogado pode ou não ter arma de fogo. Para ele, a discussão é se a necessidade do advogado portar arma é presumida. “A minha intenção é trazer a advocacia para a reflexão, porque a questão é técnica. Precisamos qualificar os meios para que os fins não sejam questionados”.
O conselheiro federal por Rondônia Juacy Loura Júnior ressaltou a importância da OAB/RO debater sobre o assunto. “Nós precisamos pensar na unificação da advocacia para defender temas importantes para a profissão”, conclui.
Festival de Tambaqui de Rondônia vai distribuir seis toneladas de peixe assado
Será no dia 07 de agosto, às 10h, em frente ao Ministério de Agricultura, em Brasília
Em agravo interno, parte deve impugnar todos os fundamentos da decisão agravada
Com base nesse entendimento, o colegiado rejeitou os embargos de declaração opostos por proprietários rurais contra acórdão que, aplicando a Súmula 182 do STJ, não conheceu do seu agravo interno.
Medidas protetivas contra homem acusado de violência doméstica são mantidas
O denunciado pediu que fossem suspensas as medidas protetivas impostas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook