Auditores do TJRO participam do V Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno em Minas Gerais

O objetivo do evento é capacitar auditores internos do Poder Judiciário, bem como promover debates sobre boas práticas para as áreas de auditoria interna, governança, compliance, gestão de riscos e controles internos.

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 25 de maio de 2019 às 09:08
Auditores do TJRO participam do V Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno em Minas Gerais

Servidores de Tribunais de todo o Brasil estão reunidos desde a última terça-feira, 22, em Belo Horizonte, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), para a realização do V Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário. O objetivo do evento é capacitar auditores internos do Poder Judiciário, bem como promover debates sobre boas práticas para as áreas de auditoria interna, governança, compliance, gestão de riscos e controles internos.

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia é representado, no evento, pelos servidores que desempenham a função de auditores internos, Everton Batista Sousa, da auditoria da Gestão Orçamentária, Financeira, Patrimonial e Contábil; José Sorlangio Maia, da Auditoria de Gestão de Pessoas; Maiara Ribeiro de Moraes, da Gestão de Projetos em Auditoria Interna, e Marlene Nunes Freitas, da Organização e Métodos e Procedimentos de Auditoria, da Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia.

Dos temas apresentados no evento merecem destaque a relação da auditoria interna e os programas de integridade, o papel da auditoria interna na promoção do desenvolvimento da governança e da gestão de riscos nos Tribunais, utilização de ferramentas tecnológicas para execução de auditorias sistêmicas e contínuas, desenvolvimento da maturidade da auditoria interna por meio da adoção do Internal Audit Capability Model – IA –  CM e do Projeto de Instituição dá Sistema de Controle Interno do Poder Judiciário, que será apresentado pelo Conselho Nacional de Justiça.

Para a assistente técnica da Secretaria Especial de Auditoria Interna e Controle (Seaic), Maiara Moraes, a realização do fórum “promove a interação e troca de experiências entre os tribunais, estimula o aprimoramento e a capacitação dos servidores em busca de oferecer bons serviços à Administração por meio da realização das auditorias e consultorias”.

Já para o auditor interno Everton Batista, é importante ressaltar que “a auditoria interna deve atuar para ser a defensora da promoção da boa governança, da instituição do sistema de controles internos, baseados em riscos, e da atuação conjunta com as unidades auditadas, por meio das consultorias, para a promoção de valor organizacional”.

O fórum conta com a presença de diversas especialistas com larga experiência em área de auditoria, como Rodrigo Fontenelle Miranda, Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, e palestrantes do Instituto dos Auditores Internos do Brasil e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em sua quinta edição, o fórum mostra ser um evento que integra a agenda das atividades das auditorias internas do Poder Judiciário, voltado a servidores que desempenham atividades relacionadas à auditoria interna, com foco em governança, gestão de riscos e controles internos.

A realização do fórum ficou a cargo do TJMG, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e Tribunal Regional Federal da 1ª Região – Seção Judiciária de Minas Gerais (TRF-1).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook